Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24295
Título: | Comunicação e educação escolar em tempos midiatizados |
Título(s) alternativo(s): | Communication and schooling in mediatizated times |
Autor(es): | Corrêa, Danila Gomes |
Orientador(es): | Catto, Camilo |
Palavras-chave: | Comunicação e tecnologia Educação Mídia digital - Educação Comunicação de massa Communication and technology Education Digital media - Education Mass media |
Data do documento: | 12-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CORRÊA, Danila Gomes. Comunicação e educação escolar em tempos midiatizados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta o resultado da análise de alguns estudos sobre Educomunicação desenvolvidos nas duas últimas décadas por Adilson Citelli e Ismar de Oliveira Soares, especialistas em educação e comunicação no Brasil. O material de análise compõe publicações dos autores na revista eletrônica “Comunicação e Educação” da USP (Universidade de São Paulo). A metodologia de cunho qualitativo consistiu em revisão de literatura onde se aplicou a técnica da análise categorial temática observando encadeamentos e obstáculos na inter-relação educação/comunicação, bem como, as inovações propostas pelos autores à educação na atualidade a partir de práticas educomunicativas. A problemática envolve a não consolidação na prática escolar de novas formas de ensinar e aprender em conformidade com a cultura comunicacional predominante na sociedade contemporânea, tida como sociedade midiática. A função social da pesquisa está em elevar a premissa de que a educação escolar precisa estar contextualizada para que o trabalho educacional corresponda aos anseios sociais no que tange a formação dos sujeitos. A pesquisa apresenta interconexões entre educação e comunicação, assim como, as principais ideias defendidas pelos autores que tratam da temática da Educomunicação e seus desdobramentos nas práticas escolares na atualidade e os entraves para a consolidação destas proposições. |
Abstract: | This research shows the results from the analysis of studies about Educommunication, made in the last two decades by Adilson Citelli and Ismar de Oliveira Soares, two brazillian specialists in education and communication. The material analysed is made of papers published by the two aforementioned authors in the journal “Comunicação e Educação” (Communication and Education), from the Universidade de São Paulo (USP). The methodology, qualitative in nature, consists in a bibliography review, where the technique of thematical category analysis was used, observing reactions and obstacles in the interrelation education-communication, as well as the innovations using educommunication practices to education, proposed by the authors. The problematic then involves the non-consolidation of new ways of teaching and learning in the schooling practice, in conformity with the communicational culture that predominates in present-day’s mediatized society. This research’s social goal is to elevate the premise that schooling needs to be contextualized, such that the educational work satisfies the social aspirations of one’s formation. The research presents interconnections between education and communication, as well as the main ideas that the authors defend, treating the theme of Educommunication and its development in schooling practices in the present day and its obstacles to reach this propositions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24295 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_12.pdf | 362,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.