Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24291
Título: | Contribuições da pedagogia Freinet para a educação do futuro |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of Freinet pedagogy to the education of the future |
Autor(es): | Silva, Ana Lúcia |
Orientador(es): | Godoi, Walmor Cardoso |
Palavras-chave: | Freinet, Celestin, 1897-1996 Ensino Comunicação e tecnologia Tecnologia de informação Pourtois, Jean-Pierre Lévy, Pierre, 1956- Morin, Edgar, 1921- Desmet, Huguette Teaching Communication and technology Information technology |
Data do documento: | 24-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Ana Lúcia da. Contribuições da pedagogia Freinet para a educação do futuro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa no campo da Didática relaciona as técnicas educativas da Pedagogia Freinet e seus princípios expressos na Carta da Escola Moderna e as atuais propostas para a Educação do Futuro, que preconizam a valorização das metodologias ativas, midiáticas, tecnológicas e comunicacionais com ênfase na interatividade, representado por trabalhos relevantes dos professores e pesquisadores José Armando Valente, Ismar de Oliveira Soares e José Manuel Moran. Foi proposta aqui reflexão sobre a origem das práticas inovadoras atuais a partir da História da Educação, especialmente do Movimento da Escola Moderna que nasceu na França na década de 1930. O trabalho resultou na ampliação das perspectivas educativas no campo da responsabilidade social da Educação, que se utiliza das linguagens tecnológicas na propositura de uma sociedade democrática mais justa e igualitária. |
Abstract: | This research work in the field of Didactics relates the educational techniques of Pedagogy Freinet and its principles expressed in the Charter of the Modern School and the current proposals for the Education of the Future, which advocate the valorization of active, media, technological and communicational methodologies with emphasis on interactivity, represented by relevant works by professors and researchers José Armando Valente, Ismar de Oliveira Soares and José Manuel Moran. It was proposed here to reflect on the origin of current innovative practices from the History of Education, especially the Modern School Movement that was born in France in the 1930s. The work resulted in the expansion of educational perspectives in the field of social responsibility in Education, which it uses technological languages in proposing a more just and egalitarian democratic society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24291 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_08.pdf | 735,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.