Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24290
Título: | Análise sobre o uso de tecnologia por docentes do ensino básico de São Paulo em tempos de pandemia por COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Analysis on the use of technology by teachers of basic education in São Paulo in times of pandemic by COVID-19 |
Autor(es): | Xavier, Ana Carolina Adinolfi |
Orientador(es): | Brittes, Marisangela Pacheco |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Professores Educação básica - São Paulo (SP) Doenças por coronavírus Pandemias Educational technology Teachers Basic education - São Paulo (SP) Coronavirus diseases Pandemics |
Data do documento: | 14-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | XAVIER, Ana Carolina Adinolfi. Análise sobre o uso de tecnologia por docentes do ensino básico de São Paulo em tempos de pandemia por COVID-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Com o avanço da pandemia por Coronavírus (COVID-19) no ano de 2020, escolas e profissionais da educação precisaram rever suas metodologias de ensino e implementar ou intensificar o uso da tecnologia. Porém, isso representa um grande desafio para alunos e professores, que em sua maioria, estão acostumados com o ambiente convencional da sala de aula presencial. O objetivo da pesquisa consiste em contribuir para um reflexão crítica no que tange à inserção do uso de tecnologia na educação básica, principalmente, em tempos de pandemia. Foi realizada uma pesquisa transversal com professores do ensino básico de São Paulo, por meio de um questionário elaborado no Google Forms. Os principais resultados encontrados foram: falta de formação e capacitações na área tecnológica para professores, dificuldades no manejo da tecnologia, alunos com desempenho pouco suficiente, falta de acesso à tecnologia e a rede de internet, intensificando ainda mais aspectos da desigualdade social existente em nosso país. |
Abstract: | With the advance of the Coronavirus pandemic (COVID-19) in 2020, schools and education professionals needed to review their teaching methodologies and implement or intensify the use of technology. However, this represents a great challenge for students and teachers, who are mostly used to the conventional classroom environment. The objective of the research is to contribute to a critical reflection regarding the insertion of the use of technology in basic education, especially in times of pandemic. A cross-sectional survey was carried out with teachers of basic education in São Paulo, through a questionnaire prepared in Google Forms. The main results found were: lack of training and qualifications in the technological area for teachers, difficulties in managing the technology, students with insufficient performance, lack of access to technology and the internet network, further intensifying aspects of social inequality existing in our country. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24290 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_07.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.