Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Allan | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T16:59:45Z | - |
dc.date.available | 2021-02-17T16:59:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Allan. Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24284 | - |
dc.description.abstract | In a period of increasing demand for the use of digital technologies in the school environment, the school, mainly the public one, comes up against several setbacks to implement the use of technologies as a complementary tool to the teaching-learning process. Such adversities have their origins in issues of class, gender, and ethnicity, thus perpetuating an unequal system. As is known throughout the history of Brazilian public education, there are two schools, the school for those with access and purchasing power, for the elite, and the school for the working class. The first seeks to maintain the status quo, with better-trained teachers, the vast majority of whites, and more favored regions in large urban centers. The school aimed at the working class, on the other hand, seeks to standardize, educate children and young people, educate for the labor market and thus perpetuate social inequality. The division of classes in society, access to various communication technologies is not guaranteed in a broader, and democratically way. While peripheral schools have fewer resources than centralized schools or in middle and upper-middle-class neighborhoods, just as teacher training is different between socioeconomic realities. Having exposed the situation, this work seeks to identify the points and understand the reason for the difference in the distribution of resources between schools, the access and digital inclusion of the population, as well as teacher training. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação | pt_BR |
dc.subject | Social inequality | pt_BR |
dc.subject | Students - Emancipation | pt_BR |
dc.subject | Computer literacy | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.title | Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes | pt_BR |
dc.title.alternative | Access to the use of information and communication technologies, schools and society in a class perspective | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Num período de crescente demanda do uso de tecnologias digitais no meio escolar, a escola, principalmente a pública, esbarra em diversos contratempos para implementar o uso de tecnologias como ferramenta complementar ao processo de ensinoaprendizagem. Tais adversidades têm origens em questões de classe, de gênero e etnia, assim, perpetuando um sistema desigual. Como é sabido em toda a história do ensino público brasileiro, existem duas escolas, a escola daqueles que têm acesso e poder aquisitivo, da elite, e a escola voltada para a classe trabalhadora. A primeira busca a manutenção do status quo, com professores melhor formados, grande maioria de brancos e de regiões mais favorecidas nos grandes centros urbanos. Já a escola voltada para a classe trabalhadora busca uniformizar, enformar de crianças à jovens, educar para o mercado de trabalho e assim perpetuando a desigualdade social. A divisão de classes da sociedade, o acesso às diversas tecnologias da comunicação não é garantido de forma ampla e democrática. Enquanto escolas periféricas têm menos recursos que escolas centralizadas ou de bairros de classe média e classe média alta, assim como a formação docente é diferente entre as realidades socioeconômicas. Exposta a situação, este trabalho busca identificar quais os pontos e entender a razão da diferença de distribuição de recursos entre as escolas, o acesso e inclusão digital da população, assim como a formação docente. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Motta, Marcelo de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Noronha, Robinson Vida | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TCTE_III_2020_06.pdf | 338,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.