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Título: As concepções possíveis para blended learning e o desenvolvimento de competências segundo a Base Nacional Comum Curricular
Título(s) alternativo(s): The possible conceptions for blended learning and the development of competences according to the National Common Curriculum Basis
Autor(es): Sora, Alexandre
Orientador(es): Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
Palavras-chave: Ensino híbrido
Internet na educação
Educação baseada na competência
Aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular
Blended learning
Internet in education
Competency based education
Learning
Data do documento: 24-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SORA, Alexandre. As concepções possíveis para blended learning e o desenvolvimento de competências segundo a Base Nacional Comum Curricular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente estudo buscou relacionar as concepções de blended learning com as competências digitais apresentadas na BNCC. As traduções do termo blended learning sejam em língua portuguesa ou em outra língua podem tanto significar Ensino Híbrido como Aprendizagem Híbrida e esta diferenciação pode ser estratégica para viabilizar a prática docente segundo os novos documentos educacionais. Sendo assim como as concepções de blended learning (ensino/ aprendizagem híbridos) estão indicadas para lidar com uma situação complexa do cotidiano, na dimensão da Cultura Digital? Responder esta questão é estratégico para a adequada execução do que propõem a BNCC em suas competências gerais. Os objetivos da pesquisa são: analisar as diferentes concepções atribuídas a blended learning em decorrência da sua tradução para o português e, a partir disto, identificar qual destas concepções está presente na estruturação da quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa é exploratória, bibliográfica e documental, sendo desenvolvida mediante a análise de publicações acadêmicas, entre os anos de 2016 e 2020, na plataforma Google Acadêmico. No procedimento documental, tem-se a Base Nacional Comum Curricular como fio condutor desta abordagem, observando suas competências gerais que possuem aplicabilidade sobre toda a educação básica e norteiam as especificidades das etapas do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A relação observada entre as diferentes concepções para blended learning e os requisitos para o desenvolvimento da quinta competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que visa desenvolver competências digitais, identificando se o foco da competência está sobre a pratica docente (ensino híbrido) ou a aprendizagem significativa (aprendizagem híbrida) é fundamental para desenvolver um estudante digitalmente letrado e inserir a escola no contexto da cultura digital.
Abstract: The present study focuses on the relation of the concepts of blended learning with the digital skills presented at BNCC. The translations of the term blended learning, whether in Portuguese or in another language, can mean both Hybrid Teaching and Hybrid Learning and this differentiation can be strategic to make teaching practice feasible according to the new educational documents. So how are the concepts of blended learning (hybrid teaching / learning) indicated to deal with a complex everyday situation, in the dimension of Digital Culture? Answering this question is strategic for the proper execution of what the BNCC proposes in its general competencies. The research objectives are: to analyze the different conceptions attributed to blended learning as a result of its translation into Portuguese and, from this, identify which of these conceptions is present in the structuring of the fifth competence of the National Common Curricular Base (BNCC). This research is exploratory, bibliographic and documentary, developed through the analysis of academic publications, between the years 2016 and 2020, on the Google Scholar platform. In the documentary procedure, the National Common Curricular Base will be the guiding thread of this approach, observing its general competences that have applicability over all basic education and guide the specificities of the basic education stages (early childhood education, elementary education and high school). The relationship observed between the concepts for blended learning and the requirements for the development of the fifth general competence of the National Common Curricular Base, which aims to develop digital competences, identifying whether the focus of the competence is on teaching practice (blended teaching) or meaningful learning (blended learning) is essential to develop a digitally literate student and insert the school in the context of digital culture.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24281
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