Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKato, Sandra-
dc.date.accessioned2021-02-17T16:02:49Z-
dc.date.available2021-02-17T16:02:49Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.citationKATO, Sandra. A representação da morte e sua narrativa na literatura infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24277-
dc.description.abstractThis article analyzes how the theme death, culturally considered as a taboo, is portrayed in children’s literature, in order to build the conceptual support necessary for the creation of a children’s book essay, addressing this theme. The Visual Poetics methodology is applied to allow the work process to be central. It is, still, a conceptual work that lay it´s foundation in theoretical research. Therefore, the educational function of literature for infant development, the theme of death in literature and its subjective aspects are discussed, as well as the analysis of two similar books and their symbolic aspects. This work presents a literary essay entitled The Time of Leaving, in addition to the report of its creation process, taking into account the methodology of visual poetics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLivros ilustradospt_BR
dc.subjectMorte na literaturapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectIllustrated bookspt_BR
dc.subjectDeath in literaturept_BR
dc.titleA representação da morte e sua narrativa na literatura infantilpt_BR
dc.title.alternativeDeath´s representation and its narrative in children´s literaturept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa como é retratado na literatura infantil o tema morte, considerado culturalmente como um tabu, com o objetivo de construir o suporte conceitual necessário para a criação de um ensaio de livro infantil, abordando tal tema. A metodologia empregada será de poéticas visuais, que tem o processo como foco central, tratando-se de um trabalho conceitual, mas que não dispensa fundamentação teórica. Portanto são discutidas a função educativa da literatura para o desenvolvimento do infante, a temática da morte na literatura e seus aspectos subjetivos, assim como apresenta a análise de dois livros similares e seus aspectos simbólicos. Apresenta o ensaio literário intitulado O Tempo do Partir, além do relato do processo prático de criação deste, levando em conta a metodologia de poéticas visuais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, José-
dc.contributor.referee1Scheffler, Ismael-
dc.contributor.referee2Paz, Liber Eugenio-
dc.contributor.referee3Silva, José Aguiar Oliveira da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Narrativas Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Narrativas Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENAV_III_2018_11.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.