Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24274
Título: | Tópicos contemporâneos nas histórias em quadrinhos (1982 - 1999) |
Autor(es): | Silveira, Murilo Luiz Nemetz da |
Orientador(es): | Aguiar, José |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Super-heróis Comunicação de massa Cronologia histórica Comic books, strips, etc Superheroes Mass media Chronology, Historical |
Data do documento: | 3-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVEIRA, Murilo Luiz Nemetz da. Tópicos contemporâneos nas histórias em quadrinhos (1982 - 1999). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Durante o século XX, uma era histórica bastante turbulenta, temos o surgimento de grandes e expressivos personagens que nos dias de hoje fazem pessoas gritarem de empolgação nas salas de cinema. O contexto histórico é completamente condizente aos personagens quais surgiram neles, existindo uma linha coesa e tênue. O podemos tirar de proveito dessa ligação qual criamos com o passado quando temos filmes de heróis hoje em dia responsáveis pelas maiores bilheterias do mundo? São inúmeras possibilidades apresentadas em muitas áreas do conhecimento, mas neste trabalho o foco recairá primeiramente sobre a ideia de História Cultural, para nosso maior entendimento sobre como Histórias em Quadrinhos sem encaixam no nosso nicho de estudo. Personagens como Capitão América e Super Homem refletem suas passagens de surgimento na história e é através da representação que isso se torna possível e inteligível. Teremos o foco especialmente voltado acima do tratar de tópicos contemporâneos através das Histórias em Quadrinhos, selecionando especialmente dois exemplos bastante expressivos de dois personagens importantíssimos no decorrer do desenvolvimento dos Heróis na História. A problemática que nos guiará será: como podemos usar as HQs de maneira ativa e reflexiva sobre tópicos contemporâneos? E tentaremos respondê-la de forma mais prática através de uma proposta de plano de aula qual utilize de forma ativa e reflexiva as Histórias em Quadrinhos. O trabalho se dividirá em três capítulos, o primeiro trará a discussão de conceitos fundamentais para o desenrolar dos assuntos mais fundo. No segundo capítulo terá o papel de maior desenvolvimento do contexto histórico em si do surgimento desses personagens tão expressivos dentro das HQs. Finalizando com o terceiro e último capítulo onde evidenciaremos as Histórias em Quadrinhos escolhidas para entendermos como os tópicos contemporâneos são representados e posteriormente propormos o plano de aula. Autores como Peter Burke, Sean Purdy, Roger Chartier e Dutra são pilares essenciais para o desenrolar da pesquisa. |
Abstract: | During the twentieth century, a very turbulent historical epoch, we have the emergence of great and expressive characters that these days make people scream with excitement in movie theaters. The historical context is completely consistent with the characters that appeared in them, with a cohesive and thin line. Can we take advantage of this connection we have created with the past when we have hero films nowadays responsible for the world’s biggest box office? There are countless possibilities presented in many areas of knowledge, but in this paper the focus is primarily on the idea of Cultural History, for our greater understanding of how comic books do not fit in our niche. Characters such as Captain America and Superman reflect their emergence passages in history and it is through representation that this becomes possible and intelligible. We will focus especially on addressing contemporary topics through comics, selecting especially two very expressive examples of two very important characters in the course of the development of heroes in history. The question that will guide us will be: How can we use comic books actively and reflexively on contemporary topics? And we will try to answer it more practically through a lesson plan proposal that actively and reflexively utilizes Comics. The work will be divided into three chapters, the first will bring the discussion of fundamental concepts for the development of the deeper subjects. In the second chapter will play the role of further development of the historical context itself of the emergence of such expressive characters within the comics. Concluding with the third and last chapter where we will highlight the comics chosen to understand how contemporary topics are represented and then propose the lesson plan. Authors such as Peter Burke, Sean Purdy, Roger Chartier and Dutra are essential pillars for the research. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24274 |
Aparece nas coleções: | CT - Narrativas Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CENAV_III_2018_08.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.