Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24273
Título: Do livro ao stories: o texto literário adaptado para Instagram Stories a partir do projeto The Girl with the Instagram
Autor(es): Alves, Milena Cristina
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Literatura - Adaptações
Instagram (rede social online)
Intertextualidade
Narrativas digitais
Literature - Adaptations
Instagram (Online social network)
Intertextuality
Digital storytelling
Data do documento: 18-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALVES, Milena Cristina. Do livro ao stories: o texto literário adaptado para Instagram Stories a partir do projeto The Girl with the Instagram. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho visa explorar as potencialidades da ferramenta Instagram Stories para o desenvolvimento de narrativas adaptadas de textos literários, tendo como objeto de estudo o projeto The girl with the Instagram, que adapta o diário de Eva Heyman, escrito na Hungria em 1944, partindo da especulação de como seria se a garota tivesse um smartphone e compartilhasse sua vida durante a guerra por meio de seu perfil no Instagram. Literatura sempre foi usada como matéria-prima para a produção de histórias em diferentes mídias. O cinema, por exemplo, busca inspiração em romances desde o seu surgimento. A crítica, porém, tem por hábito fazer juízos de valor que colocam a adaptação audiovisual como inferior à obra literária, em um dualismo hierárquico que desvaloriza a “cópia” e confere uma aura intocável ao “original”. No sentido oposto dessa visão, há estudiosos de Teorias da Adaptação, Narratologia e Intertextualidade, como Anelise Reich Corseuil, Claus Clüver e Robert Stam, que propõem uma visão mais inclusiva e horizontal das adaptações. Essas análises, combinados com estudos de comunicação e narrativas no meio online, contribuem para a compreensão do potencial narrativo do Instagram Stories.
Abstract: This monography aims to explore the potential of the Instagram Stories as a tool for the development of narratives that adapt literary texts, using ​The girl with the Instagram as a study object, a project that adapts Eva Heyman’s diary, written in Hungary in 1944, based on the premise of what it would be like if the girl had a smartphone and shared her life during the war through her Instagram profile. Literature has always been used as a source for the production of stories in different media. Cinema, for example, seeks inspiration in novels from its beginning. Critics, however, have the habit of judging audiovisual adaptation as inferior to the literary work, in a hierarchical dualism that devalues ​​the “copy” and confers an untouchable aura on the “original”. Meanwhile, there are authors of Adaptation Theories, Narratology and Intertextuality, such as Anelise Reich Corseuil, Claus Clüver and Robert Stam, who propose a more inclusive and horizontal view of adaptations. These analyzes, combined with communication studies and online narrative studies, contribute to the understanding of Instagram Stories’ narrative potential.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24273
Aparece nas coleções:CT - Narrativas Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENAV_III_2018_07.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.