Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Ivana-
dc.date.accessioned2021-02-17T15:32:31Z-
dc.date.available2021-02-17T15:32:31Z-
dc.date.issued2020-02-16-
dc.identifier.citationLEMOS, Ivana. Textos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustrado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24270-
dc.description.abstractThe picturebook is a space of constant questions about it’s definition, it’s audience and it’s characteristics. Inserted at first in children’s literature, the contemporary picturebook has been breaking down barriers regarding the relationship between verbal text and visual text, adding to the debate the presence and reading of the paratext and the relationship of all these elements on narrative. This research presents a brief introduction to children’s literature, a brief history of the picturebook, different authors’ definitions of the picturebook, a brief reflection on the reading of images, and also presents the concept adopted for paratext, relating all these elements to reading today, aiming to analyze illustrated books, understanding the narrative potentiality of all these types of texts in the contemporary book.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLivros ilustradospt_BR
dc.subjectParatextopt_BR
dc.subjectArte narrativapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectIllustrated bookspt_BR
dc.subjectParatextpt_BR
dc.subjectNarrative artpt_BR
dc.titleTextos visuais e paratextos: potencialidades narrativas do livro ilustradopt_BR
dc.title.alternativeVisual and paratext texts: narrative potentials of the picturebookpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO livro ilustrado é espaço de constantes indagações acerca de sua definição, seu público e suas características. Inserido a princípio na literatura infantil, o livro ilustrado na contemporaneidade vem rompendo barreiras no que diz respeito a relação entre texto verbal e texto visual, acrescentando ainda no debate a presença e a leitura dos paratextos e a relação de todos esses elementos na narrativa. Esta pesquisa apresenta uma breve introdução sobre literatura infantil, um sucinto histórico sobre o livro ilustrado, definições de diferentes autores sobre o livro ilustrado, uma breve reflexão sobre a leitura de imagens, apresentando também o conceito adotado para paratextos, relacionando todos esses elementos com a leitura na atualidade, com o objetivo de analisar livros ilustrados, compreendendo a potencialidade narrativa de todos estes tipos de textos no livro contemporâneo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Aguiar Oliveira da-
dc.contributor.referee1Silva, José Aguiar Oliveira da-
dc.contributor.referee2Landal, Simone-
dc.contributor.referee3Daros, Carolina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Narrativas Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Narrativas Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENAV_III_2018_04.pdf509,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.