Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Marlon | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-15T23:50:14Z | - |
dc.date.available | 2021-02-15T23:50:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-04 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marlon. A metodologia da aquisição de bicicletas em Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24266 | - |
dc.description.abstract | Driven by several factors, the increased use of bicycles has become a worldwide trend, and its use is divided into recreation and leisure, basic transportation, sport and competition and toys. However, a bicycle must have the specific characteristics required by the user, and there may be a wide variety of models. Selector adjustment is the starting point of the world-class bicycle adjustment service, both competitive and recreational. The closer to the ideal position or rider you find, the lower your risk of developing skeletal muscle injuries and the better your performance. Optimal fit provides a mechanical advantage as well as comfort and healthy performance due to proper component fit. Misfit can alter the pattern of muscle activity, impair performance and cause injury. The study was based on the application of a questionnaire in which text fragments were extracted, based on a semantic matrix, which contained answers that corresponded or not as measures to be adopted or in order to use a suitable equipment for the client, which provided conditions. Proper use or injury caused by pedaling, allowing to verify the quality of service provided by the bicycle user in the city of Curitiba. Find out or empiricism in the practice adopted by cycling technicians. The Heel-Pedal method proved to be the main procedure adopted by the technicians, considering its simplicity, low cost and acceptable accuracy. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciclismo - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject | Ferimentos e lesões - Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Biomecânica | pt_BR |
dc.subject | Cycling - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Bicycles | pt_BR |
dc.subject | Wounds and injuries - Prevention | pt_BR |
dc.subject | Biomechanics | pt_BR |
dc.title | A metodologia da aquisição de bicicletas em Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | A bicycle procurement methodology in Curitiba | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Impulsionado por diversos fatores, o aumento do uso da bicicleta tornou-se uma tendência mundial, sendo o uso dividido em recreação e lazer, transporte básico, esporte e competição, e brinquedos. Entretanto, a bicicleta deve possuir as características específicas à necessidade do usuário, haja vista a grande variedade de modelos. O ajuste do selim é o ponto de partida do serviço mundialmente conhecido como bike fit, tanto no âmbito competitivo quanto recreacional. Quanto mais próximo da posição ideal o ciclista se encontrar, menor será o risco de desenvolver lesões músculos esqueléticas e melhor será o seu desempenho. O fit ideal proporciona uma vantagem mecânica, além de conforto e um saudável desempenho devido ao correto posicionamento dos componentes. O selim desajustado pode alterar o padrão de atividade muscular, prejudicar a eficiência do exercício e provocar lesões. O estudo foi baseado na aplicação de um questionário onde foram extraídos fragmentos de textos, baseados em uma matriz semântica, que continham as respostas que correspondiam ou não as medidas a serem adotadas a fim de fornecer um equipamento adequado ao cliente, que proporcionassem condições de minimizar o acometimento de lesões decorridas do ato de pedalar, permitindo constatar a qualidade do serviço oferecido ao usuário de bicicleta de estrada na cidade de Curitiba. Constatou-se o empirismo na prática adotada pelos técnicos de ciclismo. O método Calcanhar-Pedal mostrou-se sendo o principal procedimento adotado pelos técnicos, considerando sua simplicidade, baixo custo e aceitável precisão. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mocellin, Maressa Priscila Krause | - |
dc.contributor.referee1 | Mocellin, Maressa Priscila Krause | - |
dc.contributor.referee2 | Rodacki, Cíntia de Lourdes Nahhas | - |
dc.contributor.referee3 | Petroski, Carlos Alberto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COEFI_2019_2_34.pdf | 486,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.