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dc.creatorDestro, Aline Dias-
dc.date.accessioned2021-02-15T23:40:50Z-
dc.date.available2021-02-15T23:40:50Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.identifier.citationDESTRO, Aline Dias. A inclusão social de adolescentes através do esporte: o caso de um programa público de esporte na cidade de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24263-
dc.description.abstractThe social inequality is a reality from current days, this situation results in a lot of consequences, one of them is a social exclusion. This term is related to the loss of opportunity because of the financial situation of people. The sports usually include the people in society, taking the youngs away from the streets for being idle, bringing them to a new perspective of participation and education and many times stimulating them to continue with the sports practice and maybe even start a sports career. In this case, we have the public policy which is developed by the different federative entities that have the purpose to promote the sport, in all your dimensions, offering programs for the sports practice. Under this perspective, this work verified which way the program EE10 assist the social inclusion of youngs in vulnerability situation at the city of Curitiba/PR. This work has a qualitative and exploratory character and crosssectional design. It was applied one questionnaire with nine open questions to four teachers who work at EE10 program in peripheral neighborhoods of the city. The data analysis occurred by the content analysis with transcriptions of interviews technique. It was possible to verify that EE10 program helps in the social inclusion of children and young that participate in the program, taking them away from the streets and allow them to live a different reality from the one that they live, inside the sport. Also was verified the value of the program, in the teacher’s vision, to the population around the community centers and how the program collaborates with the relation between the sports and the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectPolítica pública - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectInteração social em adolescentespt_BR
dc.subjectEsportes - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectInclusion, Socialpt_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.subjectPublic policy - Curitiba(PR)pt_BR
dc.subjectSocial interation in adolescencept_BR
dc.subjectSports - Sociological aspectspt_BR
dc.titleA inclusão social de adolescentes através do esporte: o caso de um programa público de esporte na cidade de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeThe social inclusion of teenagers through sports: the case of a public program sports in the city of Curitibapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA desigualdade social é uma realidade dos dias atuais, e com essa situação recorrem diversas consequências, uma delas é a exclusão social. Esse termo está relacionado à falta de oportunidades muitas vezes por conta da condição financeira das pessoas. O esporte geralmente cumpre o papel de incluir as pessoas na sociedade, tirando os jovens da rua por estarem ociosos, e trazendo para uma realidade de participação e educação estimulando muitas vezes a continuidade da prática e início de uma carreira esportiva. Nesse cenário, temos as políticas públicas que são desenvolvidas por meio dos diferentes entes federativos e que buscam promover o esporte, em suas diferentes dimensões, ofertando programas para a prática esportiva. Sob essa perspectiva é que esse trabalho almeja verificar de que maneira o programa EE10 auxilia na inclusão social de adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Curitiba/PR. Esse trabalho se caracteriza como qualitativo de caráter exploratório e delineamento transversal. Foi aplicado um questionário com nove questões abertas para quatro professores que trabalham no EE10 em bairros da região periférica da cidade. A análise de dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo com base na transcrição das entrevistas. Foi possível verificar que o projeto EE10 auxilia na inclusão social das crianças e jovens que participam do projeto, tirando estes da rua e oportunizando a vivências diferentes da realidade deles, dentro do esporte. Foi verificado também a importância do projeto, na visão dos professores, para a população das redondezas dos centros contribuindo para a relação da comunidade com o esporte de maneira geral.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Maoski, Ana Paula Cabral Bonin-
dc.contributor.referee1Maoski, Ana Paula Cabral Bonin-
dc.contributor.referee2Afonso, Gilmar Francisco-
dc.contributor.referee3Tagliari, Carla Cristina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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