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Título: O esporte no contra turno em escolas particulares
Título(s) alternativo(s): Sport in counter shift in private schools
Autor(es): Gomes, Caio Gustavo Sucharski
Orientador(es): Stinghen, Fábio Múcio
Palavras-chave: Estudantes - Curitiba (PR)
Escolas particulares
Competições escolares
Esportes - Aspectos psicológicos
Esportes escolares
Students - Curitiba (PR)
Private schools
School contest
Esportes - Aspectos psicológicos
School sports
Data do documento: 16-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Caio Gustavo Sucharski. O Esporte no contra turno em escolas particulares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O esporte está presente na vida dos brasileiros desde a infância, a prática no ambiente escolar é de grande influência para os hábitos no resto da vida. Os esportes mais praticados geralmente nas escolas são: Futsal, Handebol, Voleibol e Basquetebol. O que acaba limitando as experiências dos alunos no aspecto motor e na descoberta de outros esportes que os agradem. Se os jogos escolares possuem esportes não tradicionais, qual o motivo para as escolas não ofertá-los para os alunos? O presente estudo foi realizado com a justificativa de propor práticas esportivas diferenciadas que colaborem com o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. O objetivo geral foi a análise da promoção de esportes não tradicionais no contra turno das escolas. Teve uma abordagem qualitativa descritiva, a população foi composta por 46 alunos, sendo 22 meninos (48%) e 24 meninas (52%) do sexto ao nono ano do ensino fundamental de três escolas particulares da cidade de Curitiba/PR. Participaram também do estudo, três professores coordenadores de Educação Física ou gestores das escolas. Foram aplicados dois questionários diferentes, um para os alunos e outro para os gestores. Concluiu-se que o enfoque do contra turno das escolas é participação e lazer, sem intenção de competir. Deste modo, oferecem esportes tradicionais no contra turno que os professores são especialistas e os alunos que desejam praticar outros esportes vão fazê-lo em outros locais.
Abstract: Sport is present in the lives of Brazilians since childhood, practice in the school environment is of great influence for habits in the rest of life. The most practiced sports in the schools are: Futsal, Handball, Volleyball and Basketball. This ends up limiting as the tests of the students in any motor aspect and in the discovery of other sports that please them. If school games have classic sports, what is the reason why schools don’t work for students? The present study was carried out with a justification of different sports proportions that collaborated with the students’ motor, cognitive and social development. The overall goal was an analysis of non-profit sports against school shifts. It had a descriptive qualitative approach; a population was composed of 46 students, being 22 boys (48%) and 24 girls (52%) of the sex to the year and the elementary school of private schools of Curitiba/PR. Along with three physical education teachers or school managers. Two different questionnaires were created, one for students and one for managers. It was concluded that the focus against the turn of the schools is participation and leisure, with no intention of competing. This mode, supported school in the turn the teachers are experts and the students who want more than the other events go it in other places.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24229
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