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Título: Percepção da imagem corporal e a influência no consumo alimentar em praticantes de musculação
Título(s) alternativo(s): Body image perception and the influence on food consumption in bodybuilders
Autor(es): Correa, Camila Lopes
Orientador(es): Bassan, Júlio Cesar
Palavras-chave: Imagem corporal
Alimentos - Consumo
Musculação
Percepçao
Body image
Food consumption
Weight training
Perception
Data do documento: 12-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORREA, Camila Lopes. Percepção da imagem corporal e a influência no consumo alimentar em praticantes de musculação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Homens e mulheres apresentam preocupações com a imagem corporal, desenvolvendo o intuito da procura pela melhora de seus corpos. A imagem corporal pode ser entendida como a imagem que é formada através de percepções a respeito de próprio corpo. É influenciada por diversos fatores, como, aspectos culturais, sociais, comportamentais e afetivos. Sendo assim, objetivo desse trabalho foi analisar a percepção da imagem corporal e a sua influência no consumo alimentar em praticantes de musculação em uma academia situada na região de Curitiba/PR, no bairro Uberaba. A pesquisa se enquadra como quantitativa, tratando de um estudo descritivo combinado com estudo Survey e delineamento transversal. A amostra foi selecionada de maneira intencional, sendo composta por 30 sujeitos do sexo feminino praticantes de musculação, com idades entre 20 a 40 anos. Para avaliar o consumo alimentar foi utilizado o Questionário de Frequência Alimentar (QFA). A percepção da imagem corporal foi analisada conforme a escala de silhueta proposta por Stunkard, Sorenson e Schlusinger (1983). A pesquisa mostrou que 90,0% das mulheres apresentaram insatisfação com sua imagem corporal, sendo que 66,7% estavam insatisfeitas por excesso, 23,3% insatisfeitas por magreza e 10,0% satisfeitas. As mulheres insatisfeitas por excesso tinham um consumo alimentar menor quando comparadas com as insatisfeitas por magreza e as satisfeitas, já as insatisfeitas por magreza e as satisfeitas revelaram um consumo maior quando comparadas com as insatisfeitas por excesso. O presente estudo demonstrou uma existente influência entre a percepção da imagem corporal e o consumo alimentar, sendo que o consumo encontrado pode estar relacionado ao objetivo de cada grupo.
Abstract: Men and women have concerns about body image, developing the search for improvement of their bodies. Body image can be understood as the image that is formed through perceptions about one’s own body. It is influenced by several factors, such as cultural, social, behavioral and affective aspects. Thus, the objective of this work was to analyze the perception of body image and its influence on food consumption in bodybuilders in a gym located in Curitiba / PR, Uberaba neighborhood. The research fits as quantitative, dealing with a descriptive study combined with Survey study and cross-sectional design. The sample was intentionally selected and consisted of 30 female bodybuilders aged 20 to 40 years. To assess food intake the Food Frequency Questionnaire (FFQ) was used. The perception of body image was analyzed according to the silhouette scale proposed by Stunkard, Sorenson and Schlusinger (1983). The survey showed that 90.0% of women were dissatisfied with their body image, with 66.7% being dissatisfied with excess, 23.3% dissatisfied with thinness and 10.0% satisfied. Women dissatisfied with excess had a lower food consumption when compared to those dissatisfied with thinness and satisfied, while women dissatisfied with thinness and satisfied showed a higher consumption when compared to those dissatisfied with excess. The present study demonstrated an existing influence between body image perception and food consumption, and the consumption found may be related to the objective of each group.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24227
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