Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24197
Título: Evasão de alunos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma Universidade Federal no Estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Evasion of students of the baccalaureate course in Physical Education of a Federal University of the State of Paraná
Autor(es): Vaz, Helrison Mendes
Orientador(es): Afonso, Gilmar Francisco
Palavras-chave: Evasão universitária
Educação Física
Ensino superior - Paraná
College dropouts
Physical education and training
Education, Higher - Paraná
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VAZ, Helrison Mendes. Evasão de alunos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma Universidade Federal no Estado do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: As razões pelas quais os alunos abandonam os cursos de graduação em uma instituição de ensino superior podem ser diversas tanto de natureza financeira como algum problema de saúde ou até mesmo pelo fato de que uma universidade pública pode não ter uma estrutura física adequada, para qual o curso necessita. O presente estudo teve por objetivo identificar os principais fatores que levaram a evasão de estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física, de uma instituição de ensino público. O estudo abordou o caso com uma metodologia quantitativa, através de um questionário elaborado pelo pesquisador em parceria com o orientador e que contou com 13 perguntas fechadas, nas quais os participantes assinalaram de 0 a 5 o nível de relevância daquele motivo. Em seguida, o questionário foi enviado aos participantes através de uma plataforma digital da instituição para o endereço de e-mail dos 28 indivíduos evadidos do curso para que esses o respondessem. Os dados foram tabulados e convertidos em percentual e apresentados em gráficos. Na sequência, os dados foram analisados com base no referencial teórico. Como conclusão podemos afirmar que, os alunos evadiram do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública no estado do Paraná por diferentes motivos e não somente por um único fator determinante.
Abstract: The reasons why students drop out of undergraduate courses at a higher education institution may be diverse in terms of financial nature or some health problem or even the fact that a public university may not have an adequate physical structure for which the course needs. This study aimed to identify the main factors that led to the evasion of students from the Bachelor of Physical Education course of a public educational institution. The study approached the case with a quantitative methodology, through a questionnaire developed by the researcher in partnership with the counselor and that had 13 closed questions, in which the participants pointed out from 0 to 5 the level of relevance of that reason. The questionnaire was then sent to the participants through a digital platform of the institution to the e-mail address of the 28 individuals evaded from the course só that they could respond. The data were tabulated and converted into percentage and presented in graphs. Then, the data were analyzed based on the theoretical reference. As a conclusion we can say that, students avoided the Bachelor’s Degree in Physical Education of a public university in the state of Paraná for different reasons and not just a single determining factor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24197
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2019_1_18.pdf730,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.