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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24179
Título: | Efeitos de um programa de atividades aquáticas na função motora grossa e desempenho funcional de um adolescente com paralisia cerebral |
Título(s) alternativo(s): | Effects of aquatic activities on gross motor function and functional performance of an adolescent with cerebral palsy |
Autor(es): | Wozhiak, Luciane da Rosa |
Orientador(es): | Chaves, Raquel Nichele de |
Palavras-chave: | Psicomotricidade Capacidade motora Paralisia Cerebral Natação para pessoas com deficiência Movement, Psychology of Motor ability Cerebral palsy Swimming for handicapped persons |
Data do documento: | 3-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | WOZHIAK, Luciane da Rosa. Efeitos de um programa de atividades aquáticas na função motora grossa e desempenho funcional de um adolescente com paralisia cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A paralisia cerebral afeta o desenvolvimento motor, e por consequência o desempenho funcional. Isso se deve ao tônus inadequado e movimentos reflexivos persistentes Para minimizar esses efeitos são utilizadas intervenções, sendo as atividades aquáticas uma das mais adequadas. Objetivo: O objetivo principal do presente estudo foi identificar quais os efeitos de atividades em meio aquático na função motora grossa e desempenho funcional de um adolescente com paralisia cerebral. Métodos: A pesquisa refere-se a um estudo de caso pré-experimental, que contou com a participação de um adolescente de doze anos de idade, participante da APAE de São José dos Pinhais. Foi utilizado para avaliar a função motora grossa o instrumento Gross Motor Function Measure (GMFM), teste prático composto por 88 itens, divididos em cinco dimensões: deitar e rolar; sentar; engatinhar e ajoelhar; em pé; andar correr e pular. O desempenho funcional foi avaliado usando o questionário Pediatric Evaluation Disability Inventory (PEDI) que aborda o desempenho em atividades de auto cuidado, mobilidade e função social. Os testes foram aplicados em dois momentos diferentes, antes do início e ao término do programa de intervenção. A análise foi feita a partir das diferenças percentuais calculadas de acordo com o escore bruto dos diferentes momentos. Resultados: Houve melhoras principalmente nas habilidades funcionais na área de auto cuidado (6,9%) e mobilidade (6,8%), nas habilidades em pé (15,4%) e no andar, correr e pular (11,1%) e diminuição da necessidade de assistência do cuidador. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que, não obstante o número baixo de sessões, o programa de exercícios em meio aquático apresentou efeitos positivos na função motora grossa e desempenho funcional, onde os principais itens que apresentaram evolução estavam relacionados a melhora do equilíbrio. |
Abstract: | Cerebral palsy affects motor development, and consequently functional performance. This is due to inadequate tonus and persistent reflexive movements. To minimize these effects, interventions are used, with aquatic activities being one of the most adequate. Purpose: The main objective of the present study was to identify the effects of aquatic activities on gross motor function and functional performance of an adolescent with cerebral palsy. Methods: The research refers to a pre-experimental case study, which had the participation of a twelve-year-old adolescent, participant of APAE of São José dos Pinhais. Gross Motor Function Measure (GMFM) was used to evaluate gross motor function, a practical test composed of 88 items, divided into five dimensions: lying down and rolling; to sit; crawl and kneel; standing; walk run and jump. Functional performance was assessed using the Pediatric Evaluation Disability Inventory (PEDI), which addresses performance in self-care, mobility and social function activities. The tests were applied at two different times before the start and end of the intervention program. The analysis was made from the percentage differences calculated according to the crude score of the different moments. Results: There were improvements mainly in functional skills in the area of self care (6.9%) and mobility (6.8%), decrease in the need for care of the caregiver and the difference in standing ability (15.4%) and in the walking, running and jumping (11.1%) that suggest improvements in dynamic and static balance. Conclusion: The results of this study suggest that, despite the low number of sessions, the aquatic exercise program had positive effects on gross motor function and functional performance, where the main items that presented evolution were related to improvement of the balance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24179 |
Aparece nas coleções: | CT - Educação Física |
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