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Título: E-commerce para micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades
Título(s) alternativo(s): E-commerce for micro and small businesses challenges and o oportunities
Autor(es): Pádua, Heloíse Marques Falleiros de
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Pequenas e médias empresas
Planejamento de negócios
Electronic commerce
Small business
Business planning
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PÁDUA, Heloíse Marques Falleiros de. E-commerce para micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O setor de comércio eletrônico apresenta crescimento contínuo e está se consolidando a cada dia no país. Segundo relatório E-bit, em 2018 o faturamento do e-commerce brasileiro atingiu 53,2 bilhões de reais, enquanto entre 2006 e 2016, o número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cresceu 21,9%, resultando em 5 milhões de novos postos formais de trabalho no Brasil. Assim, para os micro e pequenos empresários esse comércio desponta como oportunidade. Desta forma, o presente trabalho busca analisar quais são as oportunidades e os desafios para o microempreendedor competir no e-commerce. Através de uma revisão bibliográfica sistematizada, foi possível perceber que o mercado virtual é uma ferramenta que oferece ao empreendedor vantagens competitivas e maiores possibilidades de retorno se comparados ao mercado tradicional, principalmente devido a escala de vendas e os baixos custos de implantação. Este mercado permanece em evolução e demanda do empreendedor planejamentos estratégico, operacional, financeiro e de marketing bem estruturados. Barreiras como gestão logística, tributação, limitação de conectividade e baixo grau de conhecimento sobre estratégias de e-commerce precisam ser superadas para que o setor permaneça crescendo com perenidade.
Abstract: The e-commerce sector is growing continuously and consolidating itself every day in our country. In 2018, Brazilian e-commerce revenues reached 53.2 billion reais, while between 2006 and 2016, the number of Micro and Small Enterprises (SMEs) grew 21.9%, resulting in 5 million new formal jobs at Brazil. Thus, for micro and small entrepreneurs this trade is emerging as an opportunity. The present work seeks to analyze which opportunities and challenges that microentrepreneurs need to know and face today to be inserted in this segment. Through a systematic literature review, it was possible to realize that the virtual market is a tool with great competitive advantage and great possibility of return. This market remains evolving and the entrepreneur demands a well-structured strategic, operational, financial and marketing planning. Barriers such as logistics management, taxation, limited connectivity, and low knowledge of e-commerce strategies need to be overcome for the industry to continue to grow steadily.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24166
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