Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24147
Título: Livros didáticos do ensino médio na licenciatura em ciências biológicas: objetos de estudo para futuros professores
Título(s) alternativo(s): High school textbooks in the biological sciences teacher's education: objects of study for future teachers
Autor(es): França, Priscila Simões
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Livros didáticos
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Meios auxiliares
Ciências Biológicas - Currículos
Textbooks
Biology - Study and teaching
Teachers, Training of
Teaching - Aids and devices
Biological sciences - Curricula
Data do documento: 14-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRANÇA, Priscila Simões. Livros didáticos do ensino médio na licenciatura em ciências biológicas: objetos de estudo para futuros professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que modo os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio se apresentam nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Para isso, foi realizado um levantamento através do e-Mec das Instituições de Ensino Superior que ofertam este curso de modo presencial no município de Curitiba-PR. Após isso, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos para obter informações a respeito das disciplinas ofertadas com o objetivo de conhecer aquelas que são mais propensas a realizar uma abordagem sobre o livro didático de Biologia do Ensino Médio. Para proceder com a investigação, foram contatados os coordenadores dos cursos para fornecer informações mais detalhadas a respeito da pesquisa e para que eles indicassem os professores que atuam em disciplinas que são mais favoráveis a uma abordagem do livro didático. Foi enviado aos professores participantes da pesquisa um questionário online com o objetivo de obter informações sobre a área em que o professor participante se formou e as disciplinas que ele ministra na instituição em que atua. Além disso, buscamos saber quais materiais didáticos o professor utiliza em suas aulas e se apresenta preferência por algum deles, para depois saber se o livro didático de Biologia é utilizado em suas aulas. Como continuidade da investigação, foi realizada uma entrevista semiestruturada para aprofundar pontos que não ficaram claros com as respostas ao questionário. A partir das informações obtidas, foi possível refletir sobre qual o perfil de profissional intelectual o participante da pesquisa se aproxima em relação à forma em que os mesmos utilizam o livro didático como objeto de estudo. Em apenas quatro professores, de um total de sete, foi possível detectar a função documental, em que as obras são utilizadas para confrontar informações, analisar seu conteúdo com roteiros críticos e se formarem professores críticos com base nas disciplinas e contribuições dos professores formadores. Estes últimos, por sua vez, se aproximam do perfil do profissional intelectual transformador. As informações sobre a área de formação dos professores e seus interesses de pesquisa contribuíram para estabelecermos pontes no que diz respeito ao que o professor considera importante trabalhar no curso de formação inicial, não deixando restrita a abordagem sobre os livros didáticos do Ensino Médio apenas em disciplinas pedagógicas. Em paralelo, foi elaborado o Produto Educacional em formato de e-book para ser utilizado como um suporte nos cursos de formação inicial de Ciências Biológicas que ainda não abordam o livro didático do Ensino Médio como objeto de estudo, contendo diversas informações a serem exploradas por professores formadores e pelos futuros professores.
Abstract: This research aims to investigate how high school biology textbooks are presented in undergraduate courses in Biological Sciences. For this, a survey was conducted through the e-Mec of the Higher Education Institutions that offer this course in a face-to-face manner in the city of Curitiba-PR. After that, the curricular matrixes of the courses were analyzed in order to obtain information about the subjects offered with the objective of knowing those that are more prone to accomplish an approach on the textbook of Biology of High School. To proceed with the research, the course coordinators were contacted to provide more detailed information regarding the research and to indicate the teachers who work in disciplines that are more favorable to a textbook approach. An online questionnaire was sent to the professors participating in the research in order to extract information about the area in which the participating professor graduated, as well as, the disciplines he teaches in the institution where he works. In addition, we sought to know what didactic materials the teacher uses in his classes and if he prefers any of them, to then know if the Biology textbook is used in his classes. Subsequently, a semi-structured interview was conducted to deepen points that were not clear only with the answers to the questionnaire. From the information obtained, it was possible to reflect on what the profile of the intellectual professional the participant of the research approaches in relation to the way in which they use the textbook as object of study. In only four teachers out of a total of seven, it was possible to detect the documental function in which the works are used to confront information, analyze their content with critical scripts and train critical teachers based on the subjects and contributions of the teacher trainers. The latter, in turn, approach the profile of the transforming intellectual professional. The information on the area of teacher training and their research interests have contributed to establish bridges in what the teacher considers important to work in the initial training course, not leaving restricted the approach on high school textbooks only in pedagogical subjects. In a simultaneous way, was elaborated an Educational Product in e-book format to be used as a support in the initial formation courses of Biological Sciences that still do not approach the high school textbook as an object of study, containing several information to be explored by teacher trainers, as well as, by future teachers.
Descrição: Acompanha: Livros didáticos do ensino médio na licenciatura em ciências biológicas: objetos de estudo para futuros professores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24147
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livrosdidaticoscienciasbiologicas.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
livrosdidaticoscienciasbiologicas_produto.pdf10,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons