Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24146
Título: | A família dos números metálicos no ensino e aprendizagem de conteúdos de matemática na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The family of metallic numbers in the teaching and learning of mathematical content in basic education |
Autor(es): | Schifler, Jessica Augustin |
Orientador(es): | Saito, Olga Harumi |
Palavras-chave: | Matemática - Ensino e estudo GeoGebra (Software) Polígonos Alunos do ensino fundamental Tecnologia educacional Fibonacci, Números de Segmento áureo Razão e proporção Mathematics - Study and teaching Polygons Elementary school students Educational technology Fibonacci numbers Golden section Ratio and proportion |
Data do documento: | 17-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SCHIFLER, Jessica Augustin. A família dos números metálicos no ensino e aprendizagem de conteúdos de matemática na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho a família dos números metálicos, suas características e propriedades. Os números de ouro e de prata são os integrantes mais conhecidos dessa família, com aplicações nas artes, na arquitetura, na engenharia, na música e na literatura. Desenvolvemos oficinas com os estudantes das turmas do 6o ano ao 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona rural do município de Mafra, Santa Catarina, introduzindo os números metálicos no estudo de frações, razões, proporções, polígonos regulares, números irracionais e equações quadráticas. Nas atividades, conciliamos o estudo desses conteúdos ao uso de tecnologias, como tablets, o GeoGebra e Planilhas Google, além de vídeos sobre o tema. Concluímos que os números metálicos e as ferramentas tecnológicas possibilitam a contextualização dos conteúdos abordados, incentivando os estudantes a discutirem e aprofundarem os conhecimentos matemáticos. |
Abstract: | We present in this work the family of metallic numbers, their characteristics and properties. The gold and silver numbers are the best-known members of this family, with applications in arts, architecture, engineering, music and literature. We developed workshops with students from the 6th to 9th grades of elementary school of a public school in the rural area of Mafra, Santa Catarina, introducing the metallic numbers in the study of fractions, ratios, proportions, regular polygons, irrational numbers and quadratic equations. In the activities, we combine the study of these contents with the use of technologies, such as tablets, GeoGebra and Google Sheets, in addition to videos on the subject. We conclude that metallic numbers and technological tools make it possible to contextualize the content covered, encouraging students to discuss and deepen mathematical knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24146 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
numerosmetalicosensinoaprendizagem.pdf | 10,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons