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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24084
Título: | Arte e astronomia: uma proposta de ensino envolvendo a música Space Oddity |
Título(s) alternativo(s): | Art and astronomy: a educational proposal involving the Space Oddity song |
Autor(es): | Sousa, João Antonio Santangelo de |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino Arte e ciência Abordagem interdisciplinar do conhecimento Astronomy - Study and teaching Art and science Interdisciplinary approach to knowledge |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SOUSA, João Antonio Santangelo de. Arte e astronomia: uma proposta de ensino envolvendo a música Space Oddity. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou avaliar as possibilidades de estruturação de abordagem para ensino de astronomia por meio da música, de forma a explorar as relações complexas entre Arte e Ciência com a obra Space Oddity de David Bowie. Procurou-se analisar a música considerando relação de conteúdos de astronomia presentes na obra além de contextualizar características históricas e analisar as influências do desenvolvimento científico e da atividade astronômica em relação à identidade, arte e cultura na década de 1960. Foi aplicado ao estudo o método de análise de discurso, técnicas de apreciação e análise de experiência estética. Estudando a música Space Oddity, foram identificados conceitos científicos e significados sociais diversos que refletem o contexto histórico e sociocientífico da época. Com o resultado da avaliação crítica sobre a obra foi sistematizado trabalho pedagógico visando aproximar saberes e fomentar práticas interdisciplinares contextualizando o diálogo entre Arte e Ciência ao longo da história, de forma mais específica a relação entre Astronomia e Música durante a Corrida Espacial. Com a realização deste trabalho, identifica-se uma gama de possibilidades para futuros estudos, contribuindo para as discussões envolvendo Arte e Astronomia, assim como a transposição didática desta relação no ensino de ciências durante o ensino fundamental. |
Abstract: | The present research aimed to evaluate the possibilities of structuring an approach to teaching astronomy through music, in order to explore the complex relationships between Art and Science with David Bowie's Space Oddity. The aim was to analyze the music considering the relation of astronomy contents present in the work, besides contextualizing historical characteristics and to analyze the influences of scientific development and astronomical activity in relation to identity, art and culture in the 1960s. It has been applied to this study the method of discourse analysis, appreciation techniques and aesthetic experience analysis. Studying the song Space Oddity, we identified scientific concepts and diverse social meanings that reflect the historical and socio-scientific context of that time. With the result of the critical evaluation of the artwork, a pedagogical work was systematized aiming to approximate knowledge and foster interdisciplinary practices contextualizing the dialogue between Art and Science throughout history, more specifically the relationship between Astronomy and Music during the Space Race. With this work, we identify a range of possibilities for future studies, contributing to the discussions involving Art and Astronomy, as well as the didactic transposition of this relationship in science teaching during elementary school. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24084 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
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