Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24083
Título: | Instagram: recursos digitais e audiovisuais no processo da alfabetização e divulgação científica de astronomia |
Autor(es): | Carneiro, Jady Machado |
Orientador(es): | Silva, Mario José Van Thienen da |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino Redes sociais Recursos audiovisuais Astronomy - Study and teaching Social networks Audio-visual materials |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | CARNEIRO, Jady Machado. Instagram: recursos digitais e audiovisuais no processo da alfabetização e divulgação científica de astronomia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. |
Resumo: | Este trabalho buscou evidenciar e reconhecer os aspectos necessários para a formulação de uma proposta didática no ensino de astronomia, utilizando recursos audiovisuais no processo de alfabetização e divulgação científica, na plataforma do aplicativo Instagram. Este aplicativo pode ser usado em smartphones e procura, de forma interativa, divulgar conteúdos utilizando diferentes ferramentas, promovendo uma interação maior com o usuário. Além de apresentar o aplicativo como um mediador de conhecimento, o trabalho apresenta a eficácia que poderia ser atingida com a utilização de recursos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem de astronomia, com o uso de recursos como filmes, jogos e vídeos. Para a demonstração de uma abordagem didática no ensino foi empregado, além do uso do aplicativo, o filme Interestelar (2014) como mediação do conteúdo que ele aborda englobando o estudo de astronomia. Buscou-se de forma científica e dinâmica apresentar à população uma forma diferente de ver o estudo da astronomia. Objetivando, portanto, analisar, investigar e destacar a atual rede de ensino no Brasil e de como esta realidade pode ser modificada. |
Abstract: | This research sought to highlight and recognize the necessary aspects of the formulation of a didactic proposal regarding the teaching of astronomy, using resources in the transition process of literacy and scientific dissemination, through the platform of the Instagram application. This app can be used on smartphones and searches, in an interactive way, to disseminate content using different tools, promoting a greater interaction with the user. In addition to presenting the application as a knowledge mediator, the study presents the effectiveness that could be achieved with the use of audiovisual resources in the teaching-learning process of astronomy, with the use of resources such as movies, games and videos. For the demonstration a didactic teaching approach was employed, and in addition to the use of the application, the film Interstellar (2014) was used as a mediation of the content it addresses encompassing the study of astronomy. A scientific and dynamic way of presenting a different approach to looking at the study of astronomy was sought. Aiming, therefore, to analyze, investigate and highlight the current education network in Brazil and how this reality can be changed. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24083 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_2_08.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.