Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Eduarda dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-01T19:15:54Z-
dc.date.available2021-02-01T19:15:54Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationPIRES, Eduarda dos Santos. Impressão 3D: recurso para concepção de material didático para educandos com necessidades educativas especiais na visão. 2019. Trabalho Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24082-
dc.description.abstractThe issues related to inclusion in Brazil have generated significant discussions among the whole school community, as the difficulties that students with special educational needs encounter in school is recurrent in their daily lives. This research aims to design teaching material for students with special educational needs in vision through the 3D printer. This study is justified by the scarcity of specific didactic materials in science teaching for the universe of people with vision impairment. The research is applied nature, with a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives and with technical survey procedures. The technical procedures initially adopted followed by a bibliographic research aiming to contextualize the contents to be explored in the project, starting with the theme Three-dimensional printing for the conception of didactic material for science teaching. A 3D printer will be used to design material with ergonomic characteristics that enables the teaching-learning process for the public with vision impairment. For product development we will follow the following steps: Initial idea, specifications, formulation and evaluation of alternatives, Mockup build and test, Prototype build and test. Considering the scarce didactic materials available in the area, the conception of materials designed in high relief and available in the classroom enables the motivation for the study of science making the learning process pleasant, challenging and enjoyable and inclusive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectCegos - Sistemas de impressão e escritapt_BR
dc.subjectImpressão - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectBlind - Printing and writing systemspt_BR
dc.subjectPrinting machinary and suppliespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.titleImpressão 3D: recurso para concepção de material didático para educandos com necessidades educativas especiais na visãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs questões relacionadas com a inclusão no Brasil geraram discussões significativas entre toda comunidade escolar, pois as dificuldades que os educando com necessidades educativas especiais encontram na escola é algo recorrente no cotidiano destas pessoas. Esta pesquisa tem como objetivo conceber material didático para educando com necessidades educativas especiais na visão através da impressora 3D. Este estudo justifica-se pela escassez de materiais didáticos específico no ensino de ciências para o universo de pessoas com comprometimento na visão. A pesquisa é natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos e com procedimentos técnicos de levantamento. Os procedimentos técnicos, inicialmente adotados seguiram por uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de contextualizar os conteúdos a serem explorados no projeto, iniciando com o tema Impressão tridimensional para concepção de material didático para o ensino de ciências. Utilizar-se- á uma impressora 3D para concepção de material com características ergonômicas que possibilite o processo de ensino aprendizagem para o público com comprometimento na visão. Para o desenvolvimento do produto seguiremos as seguintes etapas: Idéia inicial, especificações, formulação e avaliação das alternativas, Construção e teste do mockup, Construção e teste do Protótipo. Considerando os escassos materiais didáticos disponíveis na área, a concepção de materiais concebidos em alto relevo e disponibilizados em sala de aula possibilita a motivação para o estudo de ciência tornando o processo de aprendizagem prazeroso, desafiador e agradável e inclusivo.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Gilberto Martins-
dc.contributor.advisor-co1Gouveia, Ruimar Rubens de-
dc.contributor.referee1Freire, Gilberto Martins-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Kuhn, Talicia do Carmo Galan-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_06.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.