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dc.creatorTiepermann, Edineia Aparecida Neves-
dc.date.accessioned2021-02-01T19:14:34Z-
dc.date.available2021-02-01T19:14:34Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationTIEPERMANN, Edineia Aparecida Neves. Padrões dimensionais da NBR 14006: análise comparativa entre as normas e o mobiliário escolar e seus usuários. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24081-
dc.description.abstractSchoolchildren spend most of their time in the classroom sitting posture but are not always comfortable and safe. School furniture along with other physical factors influence various behaviors of students in the classroom. This project aims to verify the anthropometric adequacy between the norms, the school chairs and their respective users. It is observed that school chairs have ergonomic actors that can influence the physical health of students and consequently their school performance. The research has an applied, exploratory, descriptive and quantitative nature, aiming to collect data regarding anthropometric measurements of students, the measurements of furniture (chair) compared to NBR 14006: 2008. The collection took place from August / 2018 to October / 2019, in a state institution in the city of Ponta Grossa, which used the direct method to perform the measurements. Ergolândia 7.0 software was used to obtain the anthropometric estimates of the students. It was observed that in the research groups the school seats do not have the appropriate dimensions for their users and even if there are standardized dimensional standards, these are neglected by the school managers. The study indicates that the lack of interface between students and school seats compromises the teaching and learning process and negatively corroborates the skeletal muscle development of students in development. the back to broaden the discussion about this post of the teaching and learning process in elementary schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectCadeiras - Projetospt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.subjectHuman engineeringpt_BR
dc.subjectChair designpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.subjectAnthropometrypt_BR
dc.titlePadrões dimensionais da NBR 14006: análise comparativa entre as normas e o mobiliário escolar e seus usuáriospt_BR
dc.title.alternativeDimensional patterns of NBR 14006: comparative analysis between standards and school furniture and their userspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs crianças em fase escolar passam grande parte do tempo na postura sentada em sala de aula, mas nem sempre se sentem confortáveis e seguras. Os mobiliários escolares junto com outros fatores físicos influenciam em diversos comportamentos dos alunos em sala de aula. Este projeto tem como objetivo verificar a adequação antropométrica entre as normas, as cadeiras escolares e seus respectivos usuários. Observa-se que as cadeiras escolares possuem intervenientes ergonômicos que podem influenciar na saúde física dos alunos e em conseqüência no seu desempenho escolar. A pesquisa apresenta natureza aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, objetiva coletar dados referentes a medidas antropométricas dos alunos, as medidas do mobiliário (cadeira) confrontando com a NBR 14006:2008. A coleta transcorreu de agosto/2018 até outubro/2019, em uma instituição estadual no município de Ponta Grossa a qual utilizou-se o método direto para realizar as medidas. Foi utilizado o Software Ergolândia 7.0 para obter as estimativas antropométricas dos alunos. Observou-se que nas turmas da investigação os assentos escolares não apresentam as dimensões adequadas para seus usuários e mesmo existindo padrões dimensionais normatizados, estes são negligenciados pelos gestores escolares.O estudo indica que a ausência de interface entre os alunos e os assentos escolares compromete o processo de ensino e aprendizagem e corrobora negativamente com o desenvolvimento músculo esquelético dos educandos que estão em desenvolvimento.Recomenda-se que sejam realizados estudos referentes à altura do assento e o encosto para ampliar a discussão sobre este posto do processo de ensino e apredizagem nas escolas de ensino fundamental.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Gilberto Martins-
dc.contributor.referee1Freire, Gilberto Martins-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Kunh, Talícia do Carmo Galan-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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