Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaratta, Milene Sayuri Sakoda-
dc.date.accessioned2017-09-06T14:09:54Z-
dc.date.available2017-09-06T14:09:54Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.citationBARATTA, Milene Sayuri Sakoda. Iniciação científica na escola pública: blog como instrumento de educação científica. 2017. [124] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2407-
dc.descriptionAcompanha: Iniciação científica na escola pública: blog como instrumento de educação científicapt_BR
dc.description.abstractThe present study, which is characterized as a descriptive research with a qualitative approach, aimed to present an educational product, that is, a Blog, prepared by the researcher, to be used in a project of Scientific Initiation developed at the State College Attílio Codato, in the city Of Cambé / PR. The study presents the step by step of the construction of the Blog by the researcher and the use of this by the students of the educational institution, as well as the difficulties, challenges and successes occurred in this process. The Blog served as a tool / instrument to support the students of High School so that they could develop Scientific Initiation projects and, from these, produce texts about their work, with scientific language. To support this study, a bibliographic research was developed on: learning through projects; Concept of ICT and Blog; And the use of ICTs as methodological resources for learning. It was concluded that the results were quite satisfactory, because the students, despite the difficulties found, mainly due to the lack of reading habits and consequent difficulty in interpreting most of them, the majority concluded their project and presented it. In addition, there has been an almost general awareness of what readings and this type of research are essential to prepare them for higher education and for life. This fact is associated, mainly to the use of the Blog, a technological tool, an area that greatly arouses students' interest.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectRedação técnicapt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.subjectTechnical writingpt_BR
dc.titleIniciação científica na escola pública: blog como instrumento de educação científicapt_BR
dc.title.alternativeScientific initiation in public school: blog as an instrument of scientific educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, que se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, teve como objetivo apresentar um produto educacional, ou seja, um Blog, elaborado pela pesquisadora, para ser utilizado em um projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Colégio Estadual Attílio Codato, na cidade de Cambé/PR.O estudo apresenta o passo a passo da construção do Blog pela pesquisador e a utilização deste pelos alunos da instituição de ensino, assim como, as dificuldades, os desafios e os sucessos ocorridos nesse processo. O Blog serviu como ferramenta/instrumento para dar suporte aos estudantes do Ensino Médio para que pudessem desenvolver projetos Iniciação Científica e, a partir destes, produzir textos sobre seus trabalhos, com linguagem científica. Para fundamentar este estudo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre: aprendizagem por meio de projetos; conceito de TICs e de Blog; e o uso das TICs como recursos metodológicos para a aprendizagem. Concluiu-se que os resultados foram bastante satisfatórios, pois os alunos, apesar das dificuldades encontradas, principalmente, devido à falta de hábito de leitura e consequente dificuldade de interpretação de grande parte deles, a maioria concluiu seu projeto e o apresentou. Além disso, constatou-se uma conscientização, quase geral, de que leituras e esse tipo de pesquisa são fundamentais para prepará-los para o ensino superior e para a vida. Esse fato está associado, principalmente ao uso do Blog, uma ferramenta tecnológica, área que desperta bastante o interesse dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7974675164113399pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078830840463434pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Vera Lucia Bahl de-
dc.contributor.referee3Goya, Alcides-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_ Baratta, Milene Sayuri Sakoda_ 2017.pdf7,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_ Baratta, Milene Sayuri Sakoda_ 2017_1.pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons