Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Baratta, Milene Sayuri Sakoda | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-06T14:09:54Z | - |
dc.date.available | 2017-09-06T14:09:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-03 | - |
dc.identifier.citation | BARATTA, Milene Sayuri Sakoda. Iniciação científica na escola pública: blog como instrumento de educação científica. 2017. [124] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2407 | - |
dc.description | Acompanha: Iniciação científica na escola pública: blog como instrumento de educação científica | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study, which is characterized as a descriptive research with a qualitative approach, aimed to present an educational product, that is, a Blog, prepared by the researcher, to be used in a project of Scientific Initiation developed at the State College Attílio Codato, in the city Of Cambé / PR. The study presents the step by step of the construction of the Blog by the researcher and the use of this by the students of the educational institution, as well as the difficulties, challenges and successes occurred in this process. The Blog served as a tool / instrument to support the students of High School so that they could develop Scientific Initiation projects and, from these, produce texts about their work, with scientific language. To support this study, a bibliographic research was developed on: learning through projects; Concept of ICT and Blog; And the use of ICTs as methodological resources for learning. It was concluded that the results were quite satisfactory, because the students, despite the difficulties found, mainly due to the lack of reading habits and consequent difficulty in interpreting most of them, the majority concluded their project and presented it. In addition, there has been an almost general awareness of what readings and this type of research are essential to prepare them for higher education and for life. This fact is associated, mainly to the use of the Blog, a technological tool, an area that greatly arouses students' interest. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Redação técnica | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Science - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Technical writing | pt_BR |
dc.title | Iniciação científica na escola pública: blog como instrumento de educação científica | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific initiation in public school: blog as an instrument of scientific education | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, que se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, teve como objetivo apresentar um produto educacional, ou seja, um Blog, elaborado pela pesquisadora, para ser utilizado em um projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Colégio Estadual Attílio Codato, na cidade de Cambé/PR.O estudo apresenta o passo a passo da construção do Blog pela pesquisador e a utilização deste pelos alunos da instituição de ensino, assim como, as dificuldades, os desafios e os sucessos ocorridos nesse processo. O Blog serviu como ferramenta/instrumento para dar suporte aos estudantes do Ensino Médio para que pudessem desenvolver projetos Iniciação Científica e, a partir destes, produzir textos sobre seus trabalhos, com linguagem científica. Para fundamentar este estudo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre: aprendizagem por meio de projetos; conceito de TICs e de Blog; e o uso das TICs como recursos metodológicos para a aprendizagem. Concluiu-se que os resultados foram bastante satisfatórios, pois os alunos, apesar das dificuldades encontradas, principalmente, devido à falta de hábito de leitura e consequente dificuldade de interpretação de grande parte deles, a maioria concluiu seu projeto e o apresentou. Além disso, constatou-se uma conscientização, quase geral, de que leituras e esse tipo de pesquisa são fundamentais para prepará-los para o ensino superior e para a vida. Esse fato está associado, principalmente ao uso do Blog, uma ferramenta tecnológica, área que desperta bastante o interesse dos estudantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7974675164113399 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0078830840463434 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Vera Lucia Bahl de | - |
dc.contributor.referee3 | Goya, Alcides | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_ Baratta, Milene Sayuri Sakoda_ 2017.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_ Baratta, Milene Sayuri Sakoda_ 2017_1.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons