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Título: Educação ambiental sobre resíduos sólidos urbanos em comunidades de baixa renda: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Environmental education on urban solid residues for communities of low income: a case study
Autor(es): Marques, Letícia Fideli
Orientador(es): Silva, Silvana da
Palavras-chave: Educação ambiental
Comunidades - Organização para o desenvolvimento
Sustentabilidade
Environmental education
Community development corporations
Sustainability
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MARQUES, Letícia Fideli. Educação ambiental sobre resíduos sólidos urbanos em comunidades de baixa renda: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: No gerenciamento do Resíduo Sólido Urbano (RSU), a reciclagem surge como um dos meios para reduzir os resíduos. Muito se fala na implementação dos conceitos dos “Rs”, porém, o que se tem verificado são relatos de problemas na operacionalização dos conceitos. Uma das dificuldades diz respeito aos processos de reciclagem, que muitas vezes não acontece ou quando acontece é de forma ineficiente. Nesse trabalho, aplica-se o conceito do reuso de materiais recicláveis em uma comunidade que vive em condições precárias, através da realização inicial de um trabalho de conscientização com adultos e crianças da comunidade. Ainda utiliza-se análises quantitativa e qualitativa para mensurar os resíduos gerados e analisar os índices de separação antes e após as ações de educação ambiental na comunidade. Com isso observou-se alguma alteração dos resíduos posteriormente a educação ambiental, sendo a diminuição no índice do material orgânico entre o material reciclado que passou de 29% na primeira amostragem para 20% na derradeira amostragem. A pesquisa ainda ressaltou a necessidade de trabalhos a respeito dos resíduos sólidos em áreas de baixa renda, para melhoramento dos índices de reciclagem no local.
Abstract: In the management of Urban Solid Waste (MSW), recycling appears as one of the means to reduce waste. Much is applied in the implementation of the concepts of "Rs", however, which has been reported are reports of problems in the operationalisation of the concepts. One of the difficulties concern the recycling process, that infrequent happens moreover, when it’s done, it is usually ineffective. In this work, there is applied the concept of the reuse of recyclable materials in a community that lives in precarious conditions, through the initial realization of a work of awareness with adults and children of the community. Quantitative and qualitative analyzes were also used to measure the produced residues and to analyze the rates of separation before and after the actions of environmental education in the community. With this it was observed some alteration of the residues after environmental education, being relevant the organic material part considered. After the actions was observed a decrease in the rates of organic material found among the recycled material, this material it passed of 29% in the first sampling for 20% in the last sampling.The research also highlighted the need for work on solid waste in low-income areas to improve recycling rates in the area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24060
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