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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Braghirolli, Jean Carlos Bueno | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T17:29:54Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T17:29:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
dc.identifier.citation | BRAGHIROLLI, Jean Carlos Bueno. Estudo da geometria e manutenção da pista de pouso e decolagem do aeroporto municipal de Cascavel Coronel Adalberto Mendes da Silva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24033 | - |
dc.description.abstract | Most Brazilian airports were built over many decades, when operational safety requirements were significantly lower. However, those requirements have improved in recent decades in the quest to keep up with the challenges posed by the growth of the civil aviation sector, which has resulted in a large number of nonconformities at Brazil’s airports. The occurrence of nonconformities makes airport operations less secure, compromising the operation, development and reliability of the Airport. Therefore, for the expansion and adequacy of the airport infrastructure, studies must be done to ensure its effectiveness, considering the high investments and the complexity of the process. Thus, this work presents an analysis of the infrastructure’s geometry and maintenance of the runway system of Adalberto Mendes da Silva Airport, Cascavel. The analysis was made through the characterization of the airport and then the diagnosis of the elements in relation to the current national and international standards. This study has identified divergences in conformities in relation to the normative recommendations and standards analyzed. Suggestions and recommendations to mitigate nonconformities and to adjust operational safety levels were presented in the results and discussions of this work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica - Medidas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Airports | pt_BR |
dc.subject | Pavements - Maintenance and repair | pt_BR |
dc.subject | Aeronautics - Safety measures | pt_BR |
dc.title | Estudo da geometria e manutenção da pista de pouso e decolagem do aeroporto municipal de Cascavel Coronel Adalberto Mendes da Silva | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the geometry and maintenance of the takeoff and landing runway of the municipal airport of Cascavel Coronel Adalberto Mendes da Silva | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os aeroportos brasileiros em sua grande maioria foram construídos a muitas décadas, quando as exigências de segurança operacional eram significantemente inferiores. Todavia, as exigências de segurança operacional evoluíram nas últimas décadas, na busca de acompanhar os desafios apresentados pelo crescimento do setor de aviação civil, o que resultou em um grande número de não conformidades em aeroportos no Brasil. A existência de não-conformidades torna as operações em aeroportos menos seguras, comprometendo a operação, desenvolvimento e confiabilidade do aeroporto. Sendo assim, para expansão e adequação da infraestrutura aeroportuária estudos devem ser feitos para assegurar a sua eficácia visto os altos investimentos e a complexidade do processo. Este trabalho traz uma análise da infraestrutura da geometria e manutenção do sistema de pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal de Cascavel Coronel Adalberto Mendes Da Silva. A análise foi feita através da caracterização do aeroporto e em seguida do diagnóstico dos elementos em relação às normas vigentes, nacionais e internacionais. Neste estudo identificou-se divergências conformativas com relação as recomendações normativas analisadas. Sugestões e recomendações para mitigar as não-conformidades e adequar os níveis de segurança operacional são apresentadas nos resultados e discussões deste trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Balestra, Carlos Eduardo Tino | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Ibrahim, Lucas Boabaid | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Silvana da | - |
dc.contributor.referee2 | Feiber, Silmara Dias | - |
dc.contributor.referee3 | Balestra, Carlos Eduardo Tino | - |
dc.contributor.referee4 | Ibrahim, Lucas Boabaid | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::AEROPORTOS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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