Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2402
Título: Processo de produção de saberes docentes sobre temáticas da avaliação e análise da produção escrita em matemática em um curso de extensão
Título(s) alternativo(s): Production process of knowledge teachers on issues of the evaluation and analysis of writing in mathematics in an extension coursew
Autor(es): Silva, Dayani Quero da
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Avaliação educacional
Escrita
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Student teaching
Education - Evaluation
Writing
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Dayani Quero da. Processo de produção de saberes docentes sobre temáticas da avaliação e análise da produção escrita em matemática em um curso de extensão. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Situado no cenário da Educação Matemática, este trabalho de natureza qualitativa toma como objeto de pesquisa interfaces de formação de professores e avaliação e pretende investigar saberes docentes de professores e futuros professores da Educação Básica que participaram de um curso de extensão. Com a intenção de atingir o objetivo da pesquisa e de responder à questão: que contribuições um curso de extensão sobre Avaliação e Análise da Produção Escrita pode trazer no processo de produção de saberes docentes?, foi delineado um referencial teórico fundamentado nos saberes docentes, avaliação e análise da produção escrita e ofertado para professores e futuros professores um curso de extensão intitulado “Análise da Produção Escrita em Matemática como ferramenta de avaliação” na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UTFPR–CP) organizado em cinco encontros. No decorrer do curso foram realizadas atividades de discussão sobre avaliação da aprendizagem, proporcionados momentos de correções de produções de alunos, envolvendo debates sobre critérios de correção e atribuições de notas, momentos de reflexão sobre análise da produção escrita como estratégia de avaliação nas aulas de matemática e as possíveis dificuldades de implementar essa estratégia de avaliação no dia a dia escolar. A coleta de informações para a análise foi feita por meio de registro escrito, áudio e vídeo no decorrer do curso, essas informações foram sistematizadas em três cenários e analisadas à luz dos pressupostos teóricos de saberes docentes e avaliação. Após esse período de pesquisa, é notável algumas limitações nos saberes quanto à avaliação e quanto à consideração dos registros dos alunos no desenvolvimento de questões matemáticas, visto que os participantes apresentam, no início do curso, justificativas comumente utilizadas na Educação Básica. Entretanto, indícios sobre produções de saberes acerca da Avaliação e Análise da Produção Escrita podem ser sinalizadas no decorrer das atividades propostas, o que permite a afirmação de que o curso de extensão ofertado contribuiu, de certa forma, para com esse processo, sinalizando o refinamento do olhar dos participantes frente aos registros escritos dos alunos e suas potencialidades.
Abstract: Situated in the setting of Mathematics Education, this paper is qualitative in nature, takes as the object of the search interfaces of teacher training and evaluation and aims to investigate teacher knowledges of teachers and future teachers of Basic Education who participated in the extension course. With the intention to achieve the research objective and to answer the question: what contributions an extension course on Evaluation and Analysis of the Written Production can bring in the process of production of knowledges teachers?, it was outlined a theoretical framework based on the knowledge of teachers, evaluation and analysis of the written production and offered for teachers and future teachers an extension course entitled “Analysis of Writing in Mathematics as a tool of assessment” in Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UTFPR–CP) organized in five meetings. In the course of the course activities were carried out discussion on the evaluation of learning, provided moments of corrections in productions of students involving discussions about criteria for correction of assignments and notes, moments of reflection on the analysis of written production such as evaluation strategy in teaching mathematics and the possible difficulties to implement this assessment strategy in the day-to-day school. The collection of information for the analysis was made by means of written record, audio and video throughout the course, these information were compiled into three scenarios and analysed in the light of the theoretical assumptions of teacher knowledges and the evaluation. After this period of research, it is noteworthy that some of the limitations in knowledge regarding the assessment and as to the consideration of the records of the students in the development of questions mathematical, as the participants present, at the beginning of the course, the justifications commonly used in Basic Education. However, evidence about productions of knowledge about the Assessment and Analysis of the Written Production can be flagged in the course of the activities proposed, which allows the affirmation that the extension course offered has contributed somewhat to this process, signaling the refining of the look of the participants, compared with the written records of the students and their potential.
Descrição: Acompanha: Análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação: um curso de extensão
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2402
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Silva, Dayani Quero da_2017.pdf4,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Silva, Dayani Quero da_2017_1.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons