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dc.creatorRocha, Felipe Musialowski da-
dc.creatorMello, Régis Vinicius de-
dc.date.accessioned2021-01-27T00:47:25Z-
dc.date.available2069-12-05-
dc.date.available2021-01-27T00:47:25Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationROCHA, Felipe Musialowski da; MELLO, Régis Vinicius. Caracterização de danos de fadiga de contato de rolamento em aços de trilho lubrificados por graxas de diferentes viscosidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24023-
dc.description.abstractThe gauge corner, lubricated region of the railway and target of stress caused by the wheel-rail contact, may bring up a specific damage-type crack caused by rolling contact fatigue. These damages can evolve to a critical condition of complete failure of the railway. This article proposes a methodology of image analysis, through ImageJ and Photoshop software for rolling contact fatigue damage type characterization, on a sphere over plane test to establish a correlation between fatigue and viscosity of grease lubricant oil. This study also presents the theoretical basement of the concepts that encompass the test and the development of the methodology developed for a case study of greases with different viscosities and the results obtained to demonstrate the potential of the method. The tests for the viscosity analyses weren’t conclusive, though demonstrates the full potential of the methodology, that is not just capable of evaluates viscosity, but also any other property that can be studied by crack quantification, in a sensitivity analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectMetais - Fadigapt_BR
dc.subjectFerrovias - Trilhospt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.subjectImagens - Análisept_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectMetals - Fatiguept_BR
dc.subjectRailroads - Railspt_BR
dc.subjectBearings (Machinery)pt_BR
dc.subjectPictures - Analysispt_BR
dc.titleCaracterização de danos de fadiga de contato de rolamento em aços de trilho lubrificados por graxas de diferentes viscosidadespt_BR
dc.title.alternativeRolling contact fatigue damages characterization in railway steel lubricated by different viscosity greasespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO canto de bitola, região lubrificada do trilho de vias férreas e alvo de várias tensões causados pelo contato da roda, pode apresentar determinados tipos de danos causados por fadiga de contato de rolamento. Esses danos podem evoluir para uma condição crí- tica comprometendo por completo a via. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de análise de imagem, utilizando os softwares ImageJ e Photoshop, para a caracterização dos danos gerados em ensaio de fadiga de contato de rolamento, do tipo esfera sobre plano, e correlacionar os resultados com a viscosidade das graxas. Neste estudo, apresentam-se também embasamento teórico dos conceitos que englobam o ensaio e a aplicação da metodologia desenvolvida para um caso de estudo de graxas com diferentes viscosidades e os resultados obtidos para demonstrar o potencial do método. Os ensaios para esta análise não foram conclusivos, mas ilustram a análise por completo, demonstrando que a metodologia permite não apenas a avaliação da viscosidade, mas todo e qualquer outro parâmetro que possa ser avaliado quanto a quantificação de danos, em análises de sensibilidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cousseau, Tiago-
dc.contributor.advisor-co1Cavalcanti, Lucas Biazon-
dc.contributor.referee1Cousseau, Tiago-
dc.contributor.referee2Neves, Julio Cesar Klein das-
dc.contributor.referee3Passos, Adriano Gonçalves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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