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Título: Simulação computacional de diferentes geometrias de canais de refrigeração do molde no processo de injeção
Título(s) alternativo(s): Computer simulation of different mold cooling channel geometries in the injection process
Autor(es): Souza, Mariana Barbosa André de
Orientador(es): Martins, Juliana de Paula
Palavras-chave: Refrigeração
Simulação (Computadores)
Análise por injeção de fluxo
Refrigeration and refrigerating machinery
Computer simulation
Flow injection analysis
Data do documento: 16-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOUZA, Mariana Barbosa André de. Simulação computacional de diferentes geometrias de canais de refrigeração do molde no processo de injeção. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Com o objetivo de avaliar a influência na qualidade da peça e no tempo de ciclo de diferentes canais de refrigeração do molde de injeção, utilizou-se o Moldflow [marca registrada], um software de simulação, para avaliar o desempenho de seis configurações de canais de refrigeração distintas (em série, paralelo e ambos com lâminas e cascatas). Desenhou-se uma calota automotiva de polipropileno para a simulação. Avaliou-se os resultados de pressão do circuito de refrigeração, número de Reynolds, tempo até atingir a temperatura de ejeção e empenamento da peça. Concluiu-se por meio dos resultados obtidos com a simulação computacional que os canais com lâminas e cascatas não apresentaram vantagens e os canais em série e em paralelo demostraram tempos semelhantes, porém para os canais em paralelo necessitou-se de uma pressão menor, portanto considerou-se este último a melhor opção.
Abstract: With the objective of evaluate the influence on part quality and cycle time of different injection mold cooling channels, Moldflow [trade mark], a simulation software, was used to evaluate the performance of six different cooling channels configurations (in series, parallel and both with baffles and bubblers). A polypropylene automotive hub was designed for the simulation. The results of cooling channels circuit pressure, Reynolds number, time to eject temperature and part warpage were evaluated. It was concluded through the results obtained with the computer simulation that the channels with baffles and bubblers did not present advantages and the channels in parallel and series showed similar times, however for the channels in parallel it was necessary a lower pressure, so the latter was considered the best option.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24001
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