Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970
Título: A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação
Título(s) alternativo(s): The content approach percentage in textbooks according to the research scenarios
Autor(es): Silva, Cristian Rafael Eliseu da
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Percentagem
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Percentage
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Data do documento: 27-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SILVA, Cristian Rafael Eliseu da. A abordagem do conteúdo porcentagem em livros didáticos segundo os cenários para investigação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: O livro didático tem se constituído importante ferramenta didática, principalmente no que diz respeito ao ensino de Matemática. Por isso, nesse trabalho, nos interessamos em investigar “Quais cenários de investigação, na perspectiva de Skovsmose, podem ser relacionados aos enunciados de questões matemáticas de porcentagem de livros didático”. Desse modo, temos como objetivos analisar a forma como dois livros didáticos, um do quinto e outro do sexto ano, abordam o conteúdo Porcentagem segundo a perspectiva de ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Verificamos que os livros privilegiam cenários de exercícios, embora o livro do quinto ano considere muitas situações com referências à semi-realidade. Propomos, ainda, modificações de situações dos livros para o desenvolvimento de cenários de investigação, mais especificamente, de atividades de Modelagem Matemática.
Abstract: The didactic book has become an important didactic tool, especially in what concerns the teaching of Mathematics. Therefore, in this work, we are interested in investigating "What research scenarios, from Skovsmose's perspective, can be related to the mathematical statements of percentage of textbooks". Thus, we aim to analyze how two textbooks, one of the fifth and another of the sixth year, address the content Percentage according to the perspective of Skovsmose learning environments. We have found that books focus on exercise scenarios, although the fifth year book considers many situations with references to semi-reality. We also propose changes in situations of books for the development of research scenarios, more specifically, Mathematical Modeling activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23970
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemconteudoporcentagem.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.