Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Thiago Henrique Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T19:37:08Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T19:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Thiago Henrique Oliveira de. Critérios para avaliação de usabilidade em software na educação especial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23949 | - |
dc.description.abstract | Usability is the term used to identify the ease and comfort a user can have with software. There are websites and software that are developed using usability principles, with the sole purpose of implementing usability that adds value to the system. Usability is important in education-oriented websites and software, specifically in special education. However, employing usability is not enough to cater to this specific group of users; Identification of their characteristics and needs is required. An example of a group in which criteria and needs are characteristic is people with intellectual disabilities (ID). This paper presents the creation of usability criteria that can be applied during the development of specific software or website for people with ID. The criteria, being usability criteria and interface criteria that support people with intellectual disabilities, were identified and applied in screen prototypes template that the developer can reuse in the creation of their graphical interfaces. The prototypes were applied by creating screens in specific software for people with ID to show how interfaces can be designed to serve these audiences. This paper seeks to meet the age group of young people and adults between 19 and 65 years, with ID. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Projeto de sistema centrado no usuário | pt_BR |
dc.subject | Software - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | User-centered system design | pt_BR |
dc.subject | Computer software - Development | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.title | Critérios para avaliação de usabilidade em software na educação especial | pt_BR |
dc.title.alternative | Creation of criteria for usability assessment in educational software in special education | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A usabilidade é o termo utilizado para identificar a facilidade e conforto que o usuário pode ter com um software. Existem site e software que são desenvolvidos utilizando-se de princípios da usabilidade, tendo em vista apenas a implementação da usabilidade que agrega valor ao sistema. A usabilidade é importante em sites e softwares voltados para a educação, especificamente na educação especial. No entanto, empregar a usabilidade não é o suficiente para atender a este grupo específico de usuários; é necessária a identificação de suas características e necessidades. Um exemplo de grupo em que critérios e necessidades são características, é o de pessoas com deficiência intelectual (DI). Este trabalho apresenta a criação de critérios de usabilidade que possam ser aplicados durante o desenvolvimento de software ou site específicos para pessoas com DI. Os critérios, sendo eles, critérios de usabilidade e critérios de interface que apoiem portadores de deficiência intelectual, foram identificados e aplicados em protótipos de tela template que o desenvolvedor pode reusar na criação de suas interfaces gráficas. Os protótipos foram aplicados através da criação de telas em softwares específicos para pessoas com DI para mostrar como as interfaces podem ser elaboradas para atender a estes públicos. Este trabalho busca atendem a faixa etária de jovens e adultos entre 19 a 65 anos, portadores de DI. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Simone Nasser | - |
dc.contributor.referee1 | Matos, Simone Nasser | - |
dc.contributor.referee2 | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
dc.contributor.referee3 | Ranthum, Geraldo | - |
dc.contributor.referee4 | Maciel, Denise do Rocio | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COADS_2019_2_04.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.