Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23942
Título: Aplicando a diversidade cultural no ensino de ciências por meio das plantas medicinais: potencialidades do enfoque CTSA
Autor(es): Alves, Jéssica Regina
Lourenço, Paula Lavínia
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Plantas medicinais
Pluralismo cultural
Ciência - Estudo e ensino
Medicinal plants
Cultural pluralism
Science - Study and teaching
Data do documento: 10-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALVES, Jéssica Regina; LOURENÇO, Paula Lavínia. Aplicando a diversidade cultural no ensino de ciências por meio das plantas medicinais: potencialidades do enfoque CTSA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo encontrar dentro da disciplina de ciências naturais, praticas que podem ser trabalhadas em sala de aula, auxiliando o professor a explorar a biodiversidade e a diversidade cultural, com atividades pedagógicas que foquem na reflexão individual e coletiva, utilizando como tema gerador as plantas medicinais, e desta forma sendo possível relacionar o saber popular com o científico, levando o aluno a refletir sobre situações de conflitos e de valores socioculturais. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória em sites e artigos científicos que abordam o ensino da Botânica, a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a diversidade cultural. Através da leitura e reflexão dos conteúdos pesquisados foi possível chegar à conclusão de que as plantas medicinais podem ser usadas como auxilio no ensino dentro das escolas, contribuindo com o conhecimento técnico-científico e o conhecimento popular dos educandos.
Abstract: This work aimed to find within the discipline of natural sciences, practices that can be worked on in the classroom, helping the teacher to explore biodiversity and cultural diversity, with pedagogical activities that focus on individual and collective reflection, using as a generating theme medicinal plants, thus making it possible to relate popular and scientific knowledge, leading the student to reflect on situations of conflict and socio-cultural values. The work was carried out through exploratory research on websites and scientific articles that address the teaching of Botany, Education CTSA (Science, Technology, Society and Environment) and cultural diversity. Through reading and reflecting on the researched contents, it was possible to reach the conclusion that medicinal plants can be used as an aid in teaching within schools, contributing to the technical-scientific knowledge and popular knowledge of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23942
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2020_1_05.pdf436,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.