Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos Junior, Moacir Avila de-
dc.date.accessioned2021-01-22T18:37:50Z-
dc.date.available2021-01-22T18:37:50Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationMATOS JUNIOR, Moacir Avila de. Aprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativa. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23940-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Elaboração de problemas para trabalhar com aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.description.abstractThe search for humanistic training for academics of engineering courses in their qualifications is one of the proposals of Resolution CNE/CES n. 2 of 24/04/2019, which deals with the National Curricular Guidelines for training in Engineering. This thesis discusses the use of problem-based learning for meaningful learning and humanistic training in Engineering courses. Qualitative research has as its documentary corpus a systematic review (2010 to 2019), organized from a database available from the Brazilian Engineering Education Association (ABENGE), which since 1973 has organized the Brazilian Engineering Education Congress (COBENGE). We opted for the time frame of analysis between 2016 to 2019, a period in which the annals of COBENGE register 2392 articles, of which 293 articles deal with the topic of methodology and teaching and of these, 90 specifically on Problem-Based Learning and we highlight 25 articles with problems organized by engineering professors in practical situations. The analysis of PBL, in the highlighted articles, is carried out under aspects of the taxonomy of significant learning by Fink (2003) and to strengthen the discussions, it exposes the thinking of Illeris (2007) on humanistic learning and contemporary theories of learning by Peter Jarvis (2013) and Robert Kegan (2013) related to adult education and professional education. For the implementation of PBL problems and proposals, the production of a didactic sequence to guide Engineering teachers on “How to develop a problem to develop problem-based learning in the classroom” is effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação humanísticapt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Humanisticpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas no ensino em engenharia e a taxionomia da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeProblem-based learning in engineering teaching and the significant learning taxionomypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA busca por uma formação humanista para os acadêmicos dos cursos de engenharias nas suas habilitações, é uma das propostas da Resolução CNE/CES n. 2 de 24/04/2019 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Engenharia. Esta tese discute a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas para a aprendizagem significativa e formação humanista em cursos de engenharia. A pesquisa de natureza qualitativa tem como corpus documental uma revisão sistemática (2010 a 2019), organizada a partir de um banco de dados disponível da Associação Brasileira de Ensino em Engenharia (ABENGE), que desde 1973 organiza o Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia (COBENGE). Opta-se pelo recorte temporal de análise entre 2016 a 2019, período em que os anais do COBENGE registram 2392 artigos, dos quais 293 artigos tratam sobre metodologia e ensino e destes, 90 especificamente sobre Aprendizagem Baseada em Problemas e destaca-se 25 artigos com problemas organizados por professores de engenharia em situações de práticas. A análise da ABP, nos artigos destacados, é realizada sob aspectos da taxionomia da aprendizagem significativa de Fink (2003) e para fortalecer as discussões, expõe-se o pensamento de Illeris (2007) sobre aprendizagem humanista e teorias contemporâneas de aprendizagem de Peter Jarvis (2013) e Robert Kegan (2013) relacionadas à educação de adultos e educação profissional. Para implementação de problemas e propostas de ABP, efetiva-se a produção de uma sequência didática para orientar professores de engenharia de “Como elaborar um problema para desenvolver a Aprendizagem Baseada em Problema em sala de aula”.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4394-4696pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884069554933838pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0401-4445pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0401-4445pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee2Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1229-9009pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596pt_BR
dc.contributor.referee3Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee4Laat, Erivelton Fontana de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-1732-3095pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2648813906616187pt_BR
dc.contributor.referee5Salles Filho, Nei Alberto-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4231-2988pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408053975339811pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagembaseadaproblemasensinoengenharia.pdf8,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagembaseadaproblemasensinoengenharia_produto.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons