Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vaz, Cainam Canute | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T21:54:40Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T21:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Cainam Canute. Jogos didáticos: proposta de um jogo educacional sobre espécies exóticas para o ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23937 | - |
dc.description.abstract | The theme of this work is the use of a didactic card game for science teaching focusing on the theme of invasive exotic animals from Brazil. The search for complementary teaching proposals is constant today. Among these proposals, educational card games include a playful approach that explores potentialities that provide more attractive lessons and a consequent decrease in learning resistance. In this sense, this study aims to present a proposal of didactic card game that contemplates questions and knowledge related to the sciences of biological invasions, with special attention in species of invasive animals common in Brazil (here treated as exotic species), and to investigate the learning potential of this game, produce a card game, analyze teaching relationships and games and investigate the dynamics of didactic games within the content of invasive alien species. Was performed a bibliographical analysis of authors who discuss themes about the proposal, such as games and learning and didactic games, was carried out. The work also includes the processes of construction of the game starting from the survey of animals to be used, the definition of their impacts, card scores, and the game design process. The game has created its own predefined rules, with the possibility of two goals to win the game through the use of animal cards and effect cards, which aim to create a complex and competitive dynamics in order to instigate the development of strategies and personal knowledge of the cards. letters. The potentiality of the correlation between card games and the approach to the animal kingdom is evidenced, above all as a critical and rising environmental issue as the exotic species, and can be worked out from a playful proposal of a didactic card game inspired by the modern precursors of Trading Card Game. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Animais exóticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de carta | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Exotic animals | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Card games | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Proposta de um jogo educacional sobre espécies exóticas para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic games: proposal for an educational game about exotic species for science teaching | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A busca por propostas complementares de ensino é constante em dias atuais. Entres tais propostas, jogos educacionais de cartas contemplam uma abordagem que se baseia no lúdico e explora potencialidades que proporcionam aulas mais atrativas e consequente diminuição de resistência ao aprendizado. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivos apresentar uma proposta de jogo de cartas didático que contempla questões e conhecimentos relacionados às ciências das invasões biológicas, com especial atenção em espécies de animais invasoras comuns no Brasil (aqui tratadas como espécies exóticas), quanto investigar a potencialidade de aprendizagem desse jogo, produzir um jogo de cartas, analisar as relações de ensino e os jogos e investigar a dinâmica dos jogos didáticos dentro do conteúdo de espécies exóticas invasoras. Foi realizada uma análise bibliográfica de autores que debatem temas acerca da proposta, como por exemplo, brincadeiras e aprendizado e jogos didáticos, o trabalho também consta com os processos de construção do jogo partindo desde o levantamento de animais a serem usados, a definição de seus impactos, pontuações das cartas e o processo de design dos elementos do jogo. O jogo criado possui regras próprias predefinidas, contando com a possibilidade de dois objetivos para vencer o jogo através do uso de cartas de animais e cartas de efeito, que visam criar uma dinâmica complexa e competitiva afim de instigar o desenvolvimento de estratégias e conhecimento pessoal das cartas. Se evidencia a potencialidade da correlação entre os jogos de cartas e a abordagem que tangem o reino animal, sobre tudo como um assunto ambiental crítico e em ascensão como as espécies exóticas, e podem ainda ser trabalhados a partir de uma proposta lúdica de um jogo de cartas didático inspirado nos precursores modernos de Trading Card Game. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miquelin, Awdry Feisser | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Affonso, Igor de Paiva | - |
dc.contributor.referee1 | Miquelin, Awdry Feisser | - |
dc.contributor.referee2 | Affonso, Igor de Paiva | - |
dc.contributor.referee3 | Frasson, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.referee4 | Sekine, Elizabete Satsuki | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_2_04.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.