Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23936
Título: | Sequência didática para o estudo sobre vacinação: o juri simulado com enfoque na aprendizagem baseada em problemas |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequence for the study of vaccination: the simulated jury focusing on problem-based learning |
Autor(es): | Carneiro Junior, Sílvio Vieira |
Orientador(es): | Bowles, Simone |
Palavras-chave: | Vacinação Ensino - Metodologia Aprendizagem baseada em problemas Júri Vaccination Teaching - Methodology Problem-based learning |
Data do documento: | 25-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | CARNEIRO JUNIOR, Sílvio Vieira. Sequência didática para o estudo sobre vacinação: o juri simulado com enfoque na aprendizagem baseada em problemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | A microbiologia e a imunologia são areas correlatas, as vacinas criam barreiras imunológicas contra doenças infecciosas, e são produzidas a partir de microrganismos. Além disso as vacinas tem uma relação com o bem estar social, sendo um tema transversal no ensino, onde busca-se trabalhar de maneira interdisciplinar em todas as areas de conhecimento (científica, tecnológica e social). Sabendo da sua importância para a manutenção da vida na terra, a microbiologia e a imunologia tornam-se indispensável nas aulas de Ciências .O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática para unificar os conceitos de Microbiologia e Imunologia, abordando o tema vacinação delineado sob enfoque na aprendizagem baseada em problemas, visando uma aprendizagem significativa. A proposta de sequência didática foi organizada partindo de metodologias ativas que são vistas com potencial elevado no mundo contemporâneo. Como resultado um caderno didático para que os professores possam trabalhar o tema no ensino fundamental, de maneira a facilitar e contribuir para um ensino-aprendizagem transformador e de qualidade. |
Abstract: | Microbiology and immunology are correlated areas, vaccines create immunological barriers against infectious diseases and are produced from microorganisms. Furthermore, vaccines have a relation with the social well-being, being themselves a transversal theme in teaching, where working interdisciplinarily in all areas of knowledge (scientific, technological and social) is desirable. Knowing their importance for the maintenance of life on earth, microbiology and immunology have become indispensable in science lessons. This work had as its objective the creation of a didactic sequence unifying the concepts of microbiology, approaching vaccination as a theme focused on problem-based learning, aiming at a meaningful learning. The proposed didactic sequence was assembled from active methodologies that are seen as having a high potential in the modern world, resulting in a didactic booklet for teachers to work with in the elementary school in a manner that helps and contributes in a changing and high quality teaching-learning experience. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Uma proposta de ensino baseada na resolução de problemas: uma sequência de aprendizagem sobre vacinação (Caderno pedagógico para professores dos anos finais do ensino fundamental) |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23936 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_2_16.pdf | 436,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_COLIC_2019_2_16_produto.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.