Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23934
Título: | Jogos e teatro para educação ambiental |
Autor(es): | Andrade, Kelly Nortok de Pavoni, Mariane Cristina Olegario |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Educação ambiental Jogos educativos Teatro Atividades criativas na sala de aula Environmental education Educational games Theater Creative activities and seat work |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ANDRADE, Kelly Nortok de; PAVONI, Mariane Cristina Olegario. Jogos e teatro para educação ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | As atividades lúdicas podem proporcionar diversas formas de aprendizado, através da mudança da rotina tradicional da sala de aula, permitindo que o aluno associe o conteúdo à atividade e alcance o aprendizado. Por meio delas os estudantes podem levantar questionamentos, exprimir suas opiniões e propor novas formas de lidar com situações ainda não resolvidas. Assim entende-se que o lúdico é uma alternativa que proporciona aos alunos uma forma diferente de desenvolver suas habilidades, formando um cidadão crítico e consciente do mundo a sua volta. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver material de subsídio para professores do ensino fundamental trabalharem as questões ambientais por meio de atividades lúdicas. Dentre a diversidade de atividades lúdicas, optou-se pelos jogos e teatro, que colaboram para o entendimento de determinados temas, fazendo com que os participantes reflitam sobre questões da vida cotidiana. Com estas atividades pretende-se contribuir com os docentes na tarefa de sensibilizar os alunos com relação à importância do descarte adequado do lixo e coleta seletiva. |
Abstract: | The playful activities can provide various forms of learning, breaking the traditional routine, allowing the student to associate content with the activity and gain learning. Through them, students can ask questions, express their opinions, and propose new ways to deal with unresolved situations. Thus, it is understood that the playful is an alternative that provides the students with a different way to develop their skills, forming a critical and conscious citizen of around the world. The present work has to develop subsidy material for elementary school teachers address environmental issues through playful activities. Among a diversity of playful activities, to choose for games and theater, which contribute to the understanding of the themes, making participants reflect on issues of daily life. These activities aim to contribute to teachers in the tasks of sensitizing students about the importance of proper disposal and selective collection. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Jogo e teatro como estratégia de ensino na educação ambiental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23934 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_2_12.pdf | 882,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_COLIC_2019_2_12_produto.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.