Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinheiro, Rúbia Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T21:48:10Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T21:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Rúbia Freitas. A aula passeio de Freinet e recursos tecnológicos como estratégias para o ensino de botânica na Floresta Nacional de Piraí do Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23933 | - |
dc.description.abstract | The teaching of botany is essential for recognizing the importance of plants. It is important that this area of knowledge be well crafted to stimulate student interest and respect for nature. However, many teachers are unable to work well on the content of botany that presents some complexity, and the classes are mostly expository and do not relate the content applied to the student's daily life. Given this situation, it is considered important to elaborate materials that focus on practices to help teaching and instigate the construction of student knowledge. This work aimed to develop an application based on the use of QR Code to teach science focused on botany using the Conservation Unit, Flona de Piraí do Sul, as a non-formal teaching environment and together the principles of the proposed tour class. by Freinet. Field trips were carried out to recognize the area, acquire information, images and elaborate the application content, using the Nascente Trail as a script. The app was developed through App Inventor 2 and the preparation and organization of information was inspired by the principles of Freinet and the ride class. In addition to the teaching of botany, information on Nature Conservation and Environmental Education, among other Science contents worked in elementary school, was included in the application. In this way, users can retrieve knowledge worked in the classroom while taking a field trip, equipped with digital technology. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Botânica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conservação da natureza | pt_BR |
dc.subject | Excursões escolares | pt_BR |
dc.subject | Freinet, Celestin, 1897-1996 | pt_BR |
dc.subject | Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Botany - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Nature conservation | pt_BR |
dc.subject | School field trips | pt_BR |
dc.title | A aula passeio de Freinet e recursos tecnólogicos como estratégias para o ensino de botânica na Floresta Nacional de Piraí do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Freinet's class and technological resources as strategies for the teaching of botany in the Piraí do Sul National Forest | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da botânica é essencial para o reconhecimento da importância das plantas. É importante que esta área do conhecimento seja bem trabalhada para estimular o interesse dos alunos e o respeito pela natureza. Entretanto muitos docentes não conseguem trabalhar bem o conteúdo de botânica que apresenta certa complexidade, e as aulas são na maioria das vezes expositivas e não relacionam o conteúdo aplicado com o cotidiano do aluno. Mediante a essa situação, considera-se importante elaborar materiais que foquem em práticas para auxiliar o ensino e instigar a construção do conhecimento do discente. Este trabalho teve por objetivo de desenvolver um aplicativo baseado no uso de QR Code para o ensino de ciência com enfoque em botânica usando a Unidade de Conservação, Flona de Piraí do Sul, como ambiente de ensino não formal e juntamente os princípios da aula passeio proposta por Freinet. Foram realizadas saídas em campo para reconhecimento da área, aquisição de informações, imagens e elaboração do conteúdo do aplicativo tendo como roteiro a Trilha da Nascente. O aplicativo foi desenvolvido atráves do App Inventor 2 e a elaboração e organização das informações se inspirou nos princípios de Freinet e da aula passeio. Além do ensino de botânica, foram inseridas no aplicativo, informações sobre conservação da natureza e educação ambiental, dentre outros conteúdos de ciências trabalhados no ensino fundamental. Desta forma, os usuários podem resgatar conhecimentos trabalhados em sala de aula enquanto realizam uma aula passeio em campo, munidos de tecnologia digitais. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
dc.contributor.referee1 | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
dc.contributor.referee2 | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
dc.contributor.referee3 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.referee4 | Cavagnari, Marcio Cristiano Dura | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_2_14.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.