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dc.creatorParaizo, Quesia Cristina-
dc.date.accessioned2021-01-21T20:21:58Z-
dc.date.available2021-01-21T20:21:58Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationPARAIZO, Quesia Cristina. Educação em sexualidade: uma sequência didática para inserção do tema nos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23931-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Educação em sexualidade: uma sequência didática para a inserção do tema nos anos finais do ensino fundamental (Caderno de estratégias pedagógicas para professores dos anos finais do ensino fundamental)pt_BR
dc.description.abstractSexuality education is provided for in the official documents guiding basic education and represents an important progress towards building knowledge and awareness of the body, health and human relations. Nevertheless, there is still a certain resistance towards works in that area, given the great controversy such theme involves. Thus, this paper has as its main objective the analysis of the potentialities of a didactic sequence for the introduction of sexuality education themes in the early final years of the elementary School. The didactic sequence is used as a tool of support to the teaching practice, which allows for the approach of sexuality education as an ample concept, taking into account the cultural, affective and social dimensions, so that students can develop a different perception in reference to sexual matters. The research has a bibliographical and documental character, and focuses on the investigation of the following reflections: historical aspects of sexuality education in Brazil, the insertion of the theme in basic education, and the study of the conceptual axis inside sexuality education. The perceptions involved in the process of qualitative-interpretative analysis have made possible the certification of the didactic sequence proposition and the confirmation that such strategy can be considered of potential significance in science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSex instructionpt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleEducação em sexualidade: uma sequência didática para inserção do tema nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSexuality education: a didactic sequence for inserting the theme in the final years of the elementary schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA educação em sexualidade está prevista nos documentos oficiais da Educação Básica e representa um importante avanço para a construção de conhecimento e conscientização acerca do corpo, da saúde e das relações humanas. No entanto, ainda há certa resistência aos trabalhos na área devido à grande polêmica que o tema envolve. Assim, este trabalho tem como objetivo principal analisar as potencialidades de uma sequência didática para a inserção do tema Educação em Sexualidade no início dos anos finais do Ensino Fundamental. A sequência didática proposta pode ser utilizada como material de apoio à pratica docente, pois permite a abordagem da Educação em Sexualidade em seu conceito mais amplo, considerando a dimensão cultural, afetiva e social, para que os alunos desenvolvam uma percepção diferente no que se refere às questões sexuais. A pesquisa possui caráter bibliográfico e documental e se debruça na investigação das seguintes reflexões, a saber: (a) Aspectos históricos da Educação em Sexualidade no Brasil; (b) Inserção do tema na Educação Básica; e(c) Estudo dos eixos conceituais dentro da Educação em Sexualidade. As percepções envolvidas no processo de análise qualitativa-interpretativa permitiram inferir sobre as potencialidades da proposta de sequência didática para inserção da temática, antecipando e organizando conhecimentos preliminares e importantes, o que tradicionalmente no ensino de Ciências tem ocorrido no 8º e 9º anos ou mesmo no ensino médio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Garcia, Carmen Lucia da Silva-
dc.contributor.referee4Ramos, Nadia Maria Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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