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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Matos, Sérgio Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T20:34:01Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T20:34:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Sérgio Barbosa de. Dinossauros em quebra-cabeça 3D: ferramenta lúdica para o ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23927 | - |
dc.description.abstract | Dinosaurs were reptiles that have lived on Earth for thousands of years and to this day still stir up adults and children about their characteristics and lifestyle. In science education, these beings appear at the beginning of the final years of elementary school. Although they are a source of curiosity, often the teacher does not have playful tools that can help him in approaching this group. Given this, this work aimed to provide a playful activity with 3D puzzles, with the theme Dinosaur, in order to make science classes more attractive, participatory and also hoping that the concepts to be applied can be understood differently by students. The work was carried out in educational institutions, located in Ponta Grossa, Paraná State, in research with teachers about the use of the proposed tool and, with the students of the 6th grade of Elementary School, about the potential use of this tool. in the classroom. The research was quantitative, qualitative and exploratory, with the elaboration and development of some didactic models in dinosaur format, which are: Allosaurus, Brachiosaurus, Dilophosaurus, Pterodactyl, Tyrannosaurus Rex and Velociraptor. Among the results is an overview of the use of didactic models, such as the 3D puzzle by teachers in the early and late elementary and middle school, and the encouragement of using the 3D puzzle in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Dinossauros | pt_BR |
dc.subject | Quebra-cabeças | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Dinosaurs | pt_BR |
dc.subject | Puzzles | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Dinossauros em quebra-cabeça 3D: ferramenta lúdica para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os dinossauros foram répteis que viveram na Terra há milhares de anos e até hoje instigam adultos e crianças, quanto as suas características e hábitos de vida. No Ensino de Ciências, estes seres aparecem no início dos anos finais do Ensino Fundamental. Embora sejam motivo de curiosidade, muitas vezes o docente não dispõe de ferramentas lúdicas que possam auxiliá-lo na abordagem deste grupo. Diante disso, este trabalho objetivou proporcionar uma atividade lúdica com quebra-cabeças 3D, com o tema Dinossauro, com o intuito de tornar as aulas de Ciências mais atraentes, participativas e também almejando que os conceitos a serem aplicados possam ser compreendidos de forma diferente pelos alunos. O trabalho foi realizado em instituições de Ensino, situadas na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, em pesquisa com os professores sobre o uso da ferramenta proposta e, com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, sobre a potencialidade de uso desta em sala de aula. A pesquisa foi de cunho quantitativo, qualitativo e exploratório, com a elaboração e o desenvolvimento de alguns modelos didáticos no formato dos dinossauros, sendo estes: Alossauro, Braquiossauro, Dilofossauro, Pterodáctilo, Tiranossauro Rex e Velociraptor. Entre os resultados, está uma visão geral sobre o uso de modelos didáticos, a exemplo do quebra-cabeça 3D pelos professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e o incentivo a utilização do quebra-cabeça 3D em sala de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Jézili | - |
dc.contributor.referee1 | Dias, Jézili | - |
dc.contributor.referee2 | Antiqueira, Lia Maris Ritter Orth | - |
dc.contributor.referee3 | Bertoni, Danislei | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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