Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23925
Título: | Representações sociais de adolescentes escolares sobre prevenção a gravidez precoce |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of school adolescents on prevention of early pregnancy |
Autor(es): | Haas, Kelly Kamila Messias da Rocha Neves, Nicoly da Silva |
Orientador(es): | Bertoni, Danislei |
Palavras-chave: | Representações sociais Gravidez na adolescência Educação sexual para adolescentes Social representations Teenage pregnancy Sex instruction for teenagers |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | HAAS, Kelly Kamila Messias da Rocha; NEVES, Nicoly da Silva. Representações sociais de adolescentes escolares sobre prevenção a gravidez precoce. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | A gravidez precoce gera grandes consequências na vida pessoal e em sociedade dos adolescentes, sendo uma realidade amplamente vista, já que há um grande número de adolescentes grávidas, mesmo com várias opções de métodos contraceptivos que podem ser utilizados. Assim, percebemos que iniciativas precisam ser tomadas como forma de alerta e prevenção a uma adolescência saudável sem certos riscos, por mais que não estejam enfrentando uma gestação ou ainda não tenham entrado em atividade sexual. Logo, analisar as representações sociais de adolescentes escolares, é uma forma de compreensão das concepções já formuladas pelos alunos em relação ao tema. Dessa forma, escolhemos a escola como palco para trabalharmos com essa temática, por haver um contato direto com esses adolescentes, acreditando que, também pode ser por meio de educadores que orientações surgem, sendo um auxílio aos familiares nos ensinamentos relacionados a gravidez e prevenção. Então, realizamos a pesquisa com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II, em um colégio da rede pública em Ponta Grossa/PR, onde trabalhamos por meio de questionários e troca de ideias, a fim de levantarmos informações e explicações originadas pela vida cotidiana, no curso das comunicações interpessoais entre os adolescentes, familiares, amigos, entre outros, acerca do assunto. Para assim, formularmos um material didático, onde estavam inseridos meios de prevenção, para que os estudantes sanassem suas dúvidas e eliminassem os possíveis tabus provenientes do grupo social em que estão inseridos. |
Abstract: | Early pregnancy has great consequences in the personal and societal lives of adolescents, being a widely seen reality, since there are a large number of pregnant teenagers, even with several options of contraceptive methods that can be used. Therefore, we realized that initiatives need to be taken as a way of alertness and prevention to a healthy adolescence without certain risks, although they are not experiencing a pregnancy or they have not started the sexual activity yet. Thus, analyzing the social representations of adolescent students is a way of understanding the conceptions already formulated by the students in relation to the theme. In this way, we chose the school as a stage to work with this theme because there is a direct contact with these adolescents, believing that it may also be through educators that guidelines emerge, being a support to the family in the teachings related to pregnancy and prevention. Then, we conducted the research with students of the 7th grade of Middle School, at a public school in Ponta Grossa/PR, where we worked through questionnaires and exchange of ideas in order to raise information and explanations originated by everyday life, in the course of interpersonal communication among adolescents, relatives, friends, among others, about the subject. So that, we could formulate a didactic material, where the means of prevention were inserted, so the students would remedy their doubts and eliminate the possible taboos from the social group in which they are inserted. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23925 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_1_02.pdf | 988,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.