Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923
Título: Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
Autor(es): Vargas, Amanda Loos
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Arte e ciência
Sensibilidade (Traço da personalidade)
Educação de jovens e adultos
Science - Study and teaching
Art and science
Sensitivity (Personality trait)
Data do documento: 3-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: VARGAS, Amanda Loos. Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta um resgate da sensibilidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao aliar a relação arte-ciência ao ensino de ciências, como forma de enfrentamento ao modelo atual de ensino. Ao propor essa inter-relação, este trabalho objetivou investigar de que maneira a incorporação da tela Um Pássaro Numa Bomba de Ar, de Joseph Wright de Derby, pode contribuir com o aprendizado sobre as propriedades do ar, mediante análise das questões propostas em um questionário, aplicado em duas fases, e de uma produção textual individual. Além da análise crítica da experiência pedagógica e dos dados obtidos, o trabalho apresenta ainda um olhar da pesquisadora sob a perspectiva de sujeito cognoscente de Erwin Schrödinger, demonstrando a importância do âmbito emocional-afetivo na produção do conhecimento. Constatou-se, por fim, que o ensino de ciências tem ainda um longo caminho a percorrer a fim de quebrar a barreira entre o conhecimento artístico e o científico, para um aprendizado com significado pelos educandos que contemple tanto os aspectos cognitivos como os aspectos afetivo-emocionais.
Abstract: This paper presents a rescue of sensibility in the teaching-learning process of Youth and Adult Education (YAE) students by combining the art-science relationship with the science education as a way to confront the current teaching methods. By suggesting this interrelationship, this paper aimed to investigate the way the incorporation of the painting An Experiment on a Bird in the Air Pump, by Joseph Wright of Derby, can contribute to learning about Properties of Air, by analyzing data of a questionnaire, applied in two phases, and individual textual production. In addition to the critical analysis of the pedagogical experience and the data obtained this paper also presents a look of the researcher from the perspective of by Erwin Schrödinger, demonstrating the importance of the emotional-affective scope in the knowledge production. Finally, it was found that science education has a long way to go in order to break the barrier between artistic and scientific knowledge for a learning with meaning to the students that consider both cognitive aspects and emotional-affective aspects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_1_01.pdf484,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.