Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23915
Título: | Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência |
Autor(es): | Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Universidades e faculdades Integração social Pessoas com deficiência Inclusive education Universities and colleges Social integration People with disabilities |
Data do documento: | 26-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SANTOS, Felipe Mateus Ribeiro dos. Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | A educação é um direito constitucional dos cidadãos, sendo responsabilidade da escola oferecer educação inclusiva de qualidade para todos os seus alunos independente de eventuais limitações físicas ou cognitivas. Em vista disso, o presente trabalho teve o objetivo de conhecer as concepções de toda comunidade acadêmica da UTFPR - Campus Ponta Grossa, a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência e sobre o processo de educação inclusiva. Participaram da pesquisa 374 alunos, 28 professores e 17 funcionários (entre eles técnicos administrativos, equipe pedagógica e prestadores de serviços que trabalham nos mais variados ambientes institucionais). O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário investigativo, para avaliar as concepções dos participantes da pesquisa a respeito da inclusão. A análise dos dados coletados através dos questionários foi realizada por meio de análises estatísticas descritivas. Os resultados obtidos permitiram conhecer a realidade da instituição e também as concepções de toda comunidade acadêmica a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, criando um diagnóstico fundamental para a implementação de processos inclusivos visando educação de qualidade para todos. |
Abstract: | The education is a constitutional right of citizens, and it is the responsibility of the school to provide quality inclusive education for all its students regardless of any physical or cognitive limitations. In view of this, the present work had the objective of knowing the conceptions of academic community of UTFPR - Campus Ponta Grossa, regarding the educational inclusion of people with disabilities and the process of inclusive education. 374 students, 28 teachers and 17 employees (including administrative technicians, pedagogical staff and service providers working in the most varied institutional environments) participated in the study. The instrument used in data collection was an investigative questionnaire to evaluate the participants' conceptions regarding inclusion. The analysis of the data collected through the questionnaires was performed through descriptive statistical analyzes. The results obtained allowed to know the reality of the institution and also the conceptions of every academic community regarding the inclusion of people with disabilities, creating a fundamental diagnosis for the implementation of inclusive processes aiming at quality education for all. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23915 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2018_2_06.pdf | 764,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.