Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902
Título: | Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico |
Título(s) alternativo(s): | Use of comic books in textbooks to teach environmental education: diagnosis |
Autor(es): | Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Educação ambiental Histórias em quadrinhos Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Environmental education Comic books, strips, etc Textbooks Science - Study and teaching |
Data do documento: | 30-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MACHADO, Luana Aparecida da Rosa Correa. Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | Este trabalho analisou os livros didáticos de Ciências (6º ao 9º ano) para verificar se ocorre o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências e como é conduzido, bem como, se há potencialidades e condições de melhorar o emprego destas, como ferramenta didática para o ensino de Educação Ambiental. É uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada em etapas, buscando fornecer subsídios para professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, pois as histórias em quadrinhos podem proporcionar experiências motivadoras para os alunos. Após a análise de 40 livros didáticos do sexto ao nono ano, observou-se que o uso de Histórias em Quadrinhos é limitado, embora identifique-se um grande potencial para seu aproveitamento. Por meio delas o professor pode desenvolver a criticidade dos alunos utilizando de atividades lúdicas para temas do dia a dia. |
Abstract: | This work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qualitative and exploratory research, carried out in stages, seeking to provide subsidies for science teachers in the final years of elementary school, since comics can provide motivational experiences for students. After analyzing 40 textbooks from the sixth to the ninth year, it was observed that the use of Comic Books is limited, although it is possible to identify a great potential for its use. Through them the teacher can develop the criticality of the students using play activities for everyday themes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2018_2_10.pdf | 547,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.