Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23900
Título: | Uso de material didático com aluno surdo no ensino de ciências: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Use of didactic material with deaf student in teaching of science: a study case |
Autor(es): | Flugel, Jonathan Matheus Moraes, Maria Eduarda Avila de |
Orientador(es): | Kuhn, Talícia do Carmo Galan |
Palavras-chave: | Estudantes surdos Ciência - Estudo e ensino Redução de resíduos Deaf students Science - Study and teaching Waste minimization |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | FLUGEL, Jonathan Matheus; MORAES, Maria Eduarda Avila de. Uso de material didático com aluno surdo no ensino de ciências: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar se os recursos didáticos visuais utilizados com aluno surdo contribuem na compreensão sobre os resíduos sólidos, através de objetivos específicos: usar o material didático de apoio para ensinar alunos surdos sobre resíduos sólidos, sensibilizar o aluno sobre os resíduos sólidos e descarte dos mesmos, analisar a contribuição dos resultados provenientes da abordagem com os recursos didáticos visuais. Trabalhar com essa temática no âmbito em que vivemos torna-se fundamental, pois geralmente o aluno surdo não possui subsídios para a sua aprendizagem no meio escolar, sendo muitas vezes excluídos naquele ambiente, por isso todos os docentes precisam estar preparados para trabalhar com questões de inclusão de alunos surdos. Para os professores de ciências, considera-se importante a abordagem dos resíduos sólidos de forma a permitir a reflexão nos alunos, buscando a sensibilização e a transformação social. A pesquisa tem como finalidade fazer uma intervenção apresentando procedimentos básicos possíveis de serem adotados nas aulas práticas por meio do auxílio de materiais visuais, problematizando sobre os resíduos sólidos. Com relação aos resultados percebeu-se resultados positivos, uma vez que através da análise dos dados observou-se avanços nas concepções de descarte correto de resíduos sólidos e sua implicação para o meio ambiente e a sociedade. |
Abstract: | The objective of this study is to evaluate if the visual didactic resources provide the understanding of the deaf students about the solid waste, through specific objectives: to use the didactic material of support to teach deaf student about solid waste, to sensitize the students about the solid waste and disposal of the same, analyze the contribution of the results from the approach with the visual didactic resources. Working with this theme in the context in wich we live becomes fundamental, since generally the deaf student does not have subsidies for their learning in the school environment, being often excluded in that environment, so all teachers must be prepared to work with issues of inclusion of deaf students. For science teachers, it is considered important to approach solid waste in a way that allows students to reflect, seeking awareness and social transformation. The research aims to make an intervention presenting basic procedures possible to be adopted in the practical classes through the aid of visual materials, problematizing on solid waste. Regarding the results, positive results were observed, since through the analysis of the data it was observed advances in the concepts of correct disposal of solid wastes and their implication for the environment and society. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23900 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2018_2_08.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.