Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23896
Título: O ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de ciências
Autor(es): Brandalise, Angela Aparecida
Camargo, Mônica Hertel
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Cavernas
Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Caves
Environmental education
Science - Study and teaching
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRANDALISE, Angela Aparecida; CAMARGO, Mônica Hertel. O ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O tema desta pesquisa foi o ambiente cavernícola como espaço não-formal para o ensino de Ciências, a partir da necessidade de embasamento docente para saída de campo para este local. Este trabalho teve objetivo de produzir um material científico-pedagógico de aporte para professores do Ensino Fundamental II, disponibilizando-o em website, voltado para o ensino de Ciências, a respeito da Caverna Olhos D’Água. Para alcançar esta meta, metodologicamente, elaborou-se um material científico-pedagógico para saída de campo à Caverna Olhos d´Água. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, exploratório, descritivo e qualitativo para abordagem e compreensão da Caverna Olhos D’água, como espaço não-formal de aprendizagem. A base bibliográfica se deu em torno de teóricos como Demo, Morin e Freinet, dentre outros. A partir da construção de um roteiro, foi possível perceber que o ambiente se mostrou favorável à inserção na lógica escolar do Ensino Fundamental II. O material produzido mediante pesquisa foi disponibilizado em formato digital para auxiliar à aquisição de conhecimento e metodologias de ação em ambiente cavernícola.
Abstract: The subject of this research was the caveman environment as a non-formal space for the teaching of Sciences, from the need of teacher base to exit the field for this place. This work had the objective of producing a scientific-pedagogical material of contribution for teachers of Elementary School II, making it available on a website, aimed at the teaching of Sciences, about the Olhos D'Água Cave. To achieve this goal, methodologically, a scientific-pedagogical material was prepared for field trips to the Olhos d'Água Cave. The methodology used was of a bibliographic, exploratory, descriptive and qualitative approach to approach and understanding of the Olhos D'água Cave, as a non-formal learning space. The bibliographical base was based around theorists like Demo, Morin and Freinet, among others. From the construction of a script, it was possible to perceive that the environment was favorable to the insertion in the school logic of Elementary School II. The material produced through research was made available in digital format to aid the acquisition of knowledge and methodologies of action in a cave environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23896
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_03.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.