Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Butcke, Daiane Aparecida Pego | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T17:33:31Z | - |
dc.date.available | 2021-01-13T17:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.citation | BUTCKE, Daiane Aparecida Pego. “O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary approach in education | pt_BR |
dc.subject | Art - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | “O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo retratar a importância do ensino integrado da Arte com a Matemática assim como Matemática com a Arte. Primeiramente procuramos definir a importância e o papel de cada disciplina perante a sociedade, salientando assim a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar, tendo o professor como importante mediador na prática pedagógica, orientando, estimulando e potencializando a capacidade de compreensão de ambas as disciplinas, ampliando a curiosidade e o pensamento crítico, motivando os educandos de tal modo que o aprendizado seja coerente, significativo e concreto, ou seja, o aluno precisa ser conduzido a vencer barreiras por meio de estratégias eficazes. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que defendem esta prática interdisciplinar, como uma importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. E por fim, apresentamos uma proposta de atividades utilizando a obra “O abraço” de Romero Britto, ratificando assim o uso da arte como um dos recursos possíveis para auxiliar e tornar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática, mais prazerosa, demonstrando que é possível fundamentar, de forma significativa, a formação e aquisição de novas ideias ou conhecimentos matemáticos. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
dc.contributor.referee1 | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
dc.contributor.referee2 | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
dc.contributor.referee3 | Andrade, Vanessa Largo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
abracoolharartisticomatematica.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.