Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836
Título: | “O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte |
Autor(es): | Butcke, Daiane Aparecida Pego |
Orientador(es): | Vertuan, Rodolfo Eduardo |
Palavras-chave: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Arte - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Interdisciplinary approach in education Art - Study and teaching Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 4-Jul-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | BUTCKE, Daiane Aparecida Pego. “O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo retratar a importância do ensino integrado da Arte com a Matemática assim como Matemática com a Arte. Primeiramente procuramos definir a importância e o papel de cada disciplina perante a sociedade, salientando assim a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar, tendo o professor como importante mediador na prática pedagógica, orientando, estimulando e potencializando a capacidade de compreensão de ambas as disciplinas, ampliando a curiosidade e o pensamento crítico, motivando os educandos de tal modo que o aprendizado seja coerente, significativo e concreto, ou seja, o aluno precisa ser conduzido a vencer barreiras por meio de estratégias eficazes. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que defendem esta prática interdisciplinar, como uma importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. E por fim, apresentamos uma proposta de atividades utilizando a obra “O abraço” de Romero Britto, ratificando assim o uso da arte como um dos recursos possíveis para auxiliar e tornar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática, mais prazerosa, demonstrando que é possível fundamentar, de forma significativa, a formação e aquisição de novas ideias ou conhecimentos matemáticos. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836 |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
abracoolharartisticomatematica.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.