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Título: Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título(s) alternativo(s): Being a woman-mother-researcher: what are the resistance processes faced by a professor at the Federal Technological University of Paraná?
Autor(es): Costa, Jéssica Rodrigues
Orientador(es): Pricinotto, Gustavo
Palavras-chave: Mães que trabalham fora
Feminismo
Professoras universitárias
Cultura - Estudo e ensino
Working mothers
Feminism
Women college teachers
Culture - Study and teaching
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: COSTA, Jéssica Rodrigues. Ser mulher-mãe-pesquisadora: quais os processos de resistência enfrentados por uma professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Atualmente transladamos por percursos que insistem em distanciar mulheres mães de seus ambientes profissionais. Por este motivo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar e sistematizar o processo de normatização da marginalização e exclusão de uma mulher, mãe e pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, assim como os processos de resistência executados pela mesma. A escolha do tema surgiu a partir de um questionamento, de quais são os espaços de uma mãe sendo profissional, acadêmica ou do lar, como estas mães são vista pela sociedade e quais os elementos que fortalecem ou enfraquecem o ser mãe-professora. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online semiestruturado individual, com questões abertas, envolvendo questões referentes a gênero e etnia. Os principais autores que norteiam o desenvolvimento da nossa pesquisa são: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour e Woolgar (1997) entre outros. Os resultados indicam que existe um forte discurso rearticula a mulher-mãe a não ser pesquisadora, tornando-a única e exclusivamente “dona do lar” e mesmo ela sendo forte e passando por diversos obstáculos para manter-se na profissão, ainda assim ela é minoria nestes espaços.
Abstract: We are currently moving along paths that insist on distancing women mothers from their professional environments. For this reason, the present work aims to analyze and systematize the process of normatization of marginalization and exclusion of a woman, mother and researcher of the Federal Technological University of Paraná, as well as the resistance processes performed by it. The choice of the theme arose from a question, what are the spaces of a mother being professional, academic or home, how these mothers are seen by society and what elements that strengthen or weaken the mother-teacher. Data collection was performed through an individual semi-structured online questionnaire, with open questions, involving questions related to gender and ethnicity. The main authors that guide the development of our research are: Biroli (2011), Lima (1996-1997), Sodré (1999), Latour and Woolgar (1997) among others. The results indicate that there is a strong discourse rearticulates the non-researching mother-woman, making her uniquely “housewife” and even though she is strong and going through several obstacles to stay in the profession, she is still minority in these spaces.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23812
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