Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23794
Título: | Uso do aplicativo de realidade aumentada GeometriAR como recurso de aprendizagem em Matemática |
Título(s) alternativo(s): | Use of the GeometriAR augmented reality application as a learning resource in Mathematics |
Autor(es): | Almeida, Sonia Regina Micov de |
Orientador(es): | Liao, Tarliz |
Palavras-chave: | Realidade aumentada Matemática - Ensino e estudo Geometria Aplicativos móveis Augmented reality Mathematics - Study and teaching Geometry Mobile apps |
Data do documento: | 2-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ALMEIDA, Sonia Regina Mincov de. Uso do aplicativo de realidade aumentada GeometriAR como recurso de aprendizagem em Matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Diante da preocupação em desenvolver habilidades geométricas em cursos de formação de professores, questionou-se de que forma o uso da realidade aumentada (RA) poderia contribuir como recurso de aprendizagem para o desenvolver da percepção espacial e de conceitos geométricos para alunos de uma turma do curso de Pedagogia. Sendo assim, este artigo se norteia pela utilização do aplicativo GeometriAR como recurso de aprendizagem de Geometria, na disciplina de Matemática. Para analisar a contribuição deste recurso junto a acadêmicos do 6º período de uma faculdade privada de Curitiba, buscou-se caracterizar as dificuldades conceituais apresentadas da transformação das figuras tri em bidimensionais, investigar o uso da RA em sala de aula como modo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nos conteúdos, que envolvam o pensamento geométrico. A pesquisa realizada foi qualitativa numa perspectiva de estudo de caso. Por meio de um minicurso, a pesquisa apresentou resultados relevantes que caracterizam a necessidade da inserção da tecnologia da RA nas aulas como modo de auxiliar apropriações cognitivas da matemática, especificamente, nos conteúdos geométricos. Além disso, a análise resultou em apoiar na formação dos futuros professores potencializando-os para novas estratégias de ensino. |
Abstract: | In view of the concern with developing geometric skills in teacher training courses, it was questioned how the use of augmented reality (AR) could be used as a learning resource to develop spatial perception and geometric concepts for students in a class of Pedagogy course. Thus, this text is guided by the use of GeometriAR application as a resource for learning Geometry in the discipline of Mathematics. In order to analyze the contribution of this resource to academic students in the final of college in the private university in Curitiba, we sought to characterize the conceptual difficulties presented in the transformation of tri figures into two-dimensional ones, to investigate the use of AR in the classroom as a way of contributing for the teaching and learning process in Mathematics in the contents that involve geometric thinking. The research carried out was qualitative in a case study perspective. Through a short course, the research presented relevant results that characterize the need for the inclusion of AR technology in classes as a way to assist cognitive appropriations of mathematics, specifically, in geometric contents and, support the training of future teachers, potentializing them for new ones teaching strategies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23794 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_15.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.