Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23793
Título: | Explorando atividade gamificada na aprendizagem de divisão de números decimais, direcionado aos estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental I |
Título(s) alternativo(s): | Exploring gamified activity in learning how to divide decimal numbers, aimed at 5th grade students of Elementary School I |
Autor(es): | Gurczakoski, Rafaella Borsatti |
Orientador(es): | Loss, Taniele |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Educação - Estudo e ensino Jogos eletrônicos Jogos educativos Estudantes do ensino fundamental Educational technology Education - Study and teaching Electronic games Educational games School children |
Data do documento: | 14-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GURCZAKOSKI, Rafaella Borsatti. Explorando atividade gamificada na aprendizagem de divisão de números decimais, direcionado aos estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Os estudantes crescem com uma pré-disposição à utilização de equipamentos tecnológicos. Com isso, o professor necessita introduzir o uso desses equipamentos em sala de aula, propiciando formas diferenciadas nos processos educacionais. Com base nisso, por que não utilizar a tecnologia digital como estratégia pedagógica para o ensino da divisão de decimais? A atividade proposta neste trabalho verifica como ocorre a aprendizagem de tal conteúdo matemático mediante uso da tecnologia digital por meio de um jogo com elementos gamificados, a qual foi aplicada a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola da Rede Particular de Ensino de Curitiba. O objetivo de verificar a aprendizagem do conteúdo de divisão de números decimais, mediante o uso de tecnologia digital, foi atingido com êxito, pois os estudantes envolveram-se de forma consciente, responsável e motivada na realização da atividade gamificada. |
Abstract: | Students grow up with a willingness to use technological equipment. Thus, the teacher needs to introduce the use of this equipment in the classroom, providing different forms in the educational processes. Based on this, why not use digital technology as a pedagogical strategy for teaching decimal division? The activity proposed in this work verifies how the learning of such mathematical content occurs through the use of digital technology through a game with gamified elements, which was applied to a class of 5th grade of Elementary School, in a school of the Private Network of Teaching in Curitiba. The objective of verifying the learning of the content of dividing decimal numbers, using digital technology, was successfully achieved, as students were involved in a conscious, responsible and motivated way in the performance of the gamified activity. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23793 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_14.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.