Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23791
Título: | O ensino dos programas Word e PowerPoint em contexto educacional |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Word and PowerPoint programs in aneducational context |
Autor(es): | Queiroz, Natália da Silva |
Orientador(es): | Loss, Taniele |
Palavras-chave: | Editor de textos (Programas de computador) Tecnologia educacional Software - Estudo e ensino Text editors (Computer programs) Educational technology Computer software - Study and teaching |
Data do documento: | 14-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | QUEIROZ, Natália da Silva. O ensino dos programas Word e PowerPoint em contexto educacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta temática buscou compreender a importância de desmitificar o uso do Word e PowerPoint entendidos apenas como programas voltados para os contextos profissionais, empresariais e universitários. A educação e suas mudanças tem demonstrado que o ensino precisa se adequar aos novos tempos e também aos públicos. Com o advento da internet foi possível criar e recriar novas formas de ensinar utilizando ferramentas como os celulares e os computados. Assim, o ensino do Word e PowerPoint, em contexto formal de educação, pode trazer um novo olhar para os educandos que se utilizam destes programas para se desenvolver e aprender saberes informáticos. O objetivo geral deste estudo foi apresentar as possibilidades do uso do Word e PowerPoint no processo de ensino de tecnologias para crianças e adolescentes nos espaços de educação. A metodologia de pesquisa foi a revisão bibliográfica, em que se consistiu no levantamento de Teses e Dissertações referente a temática proposta. Conclui-se que é possível ensinar utilizando-se tais programas e que estas novas formas de ensino contribuem para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos. |
Abstract: | This theme sought to understand the importance of demystifying the use of Word and PowerPoint understood only as programs aimed at the professional, business and university contexts. Education and its changes have shown that education needs to adapt to new times and also to the public. With the advent of the internet it was possible to create and recreate new ways of teaching using tools such as cell phones and computers. Thus, the teaching of Word and PowerPoint, in a formal context of education, can bring a new look to the students who use these programs to develop and learn computer knowledge. The general objective of this study was to present the possibilities of using Word and PowerPoint in the process of teaching technologies to children and adolescents in education spaces. The research methodology was the bibliographic review, which consisted of the survey of Theses and Dissertations related to the proposed theme. We conclude that it is possible to teach using such programs and that these new forms of teaching contribute to the social and cognitive development of students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23791 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_II_2020_12.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.